Pode uma dinâmica motivacional para professores influenciar o desempenho dos alunos?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Dinâmicas motivacionais para professores são uma excelente forma de ajudar esses profissionais a superarem algumas das dificuldades que existem em sua profissão. Por meio da dinâmica motivacional, é possível motivar professores e minimizar o estresse, além de compartilhar experiências, frustrações e outros desafios do trabalho.

Professores desmotivados interferem negativamente no desempenho e nos resultados dos alunos, criando um ambiente que desfavorece a integração e o aprendizado. Por outro lado, professores motivados e que acreditam em seu potencial de mudar o mundo por meio da educação são capazes de transmitir seu conhecimento com maior eficiência. Como consequência, os alunos também ficam mais motivados e apresentam uma taxa de aprendizado maior.

Veja a seguir três sugestões de dinâmica que trarão muita reflexão, aprendizado e motivação para os professores:

Dinâmicas de motivação para professores

Dinâmica “Ninguém Está Só”

Objetivo da atividade: estimular a integração, a participação e a confiança na execução das atividades acadêmicas da instituição de ensino.

Materiais necessários: vendas e espaços diferentes (salas de aula, salas de reunião ou biblioteca).

Procedimento: vende os olhos de todos os professores. Conduza cada participante até um local diferente, sem comentar nada. Não há problema de mais de uma pessoa ser levada ao mesmo cômodo, mas não diga a ela que tem mais uma pessoa na sala e que ela também está vendada.

Terminada a separação, fale para todos tentarem voltar à sala de início. Aos poucos, os participantes começarão a falar e perceber que não estão sozinhos. A tendência é que eles comecem a se ajudar para chegar aonde precisam.

Terminada a dinâmica, incentive uma conversa sobre confiança, deixando claro que ninguém passa por desafios sozinho e que é necessário confiança para executar tarefas em equipe.

Lição: professores devem confiar uns nos outros, uma vez que o ensinar é coletivo. Quando todos trabalham em prol de um único objetivo, conseguem atingir metas com mais facilidade e qualidade.

Dinâmica de “Tirar o Chapéu”

Objetivo: reconhecer qualidades e potenciais pessoais aumentando a autoconfiança e segurança.

Materiais: um chapéu e um espelho. O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.

Procedimento: o instrutor escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que vê e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Importante: o instrutor deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante.

Dinâmica do “Encontrei uma nova profissão”

Objetivo: estimular a criatividade, explorar a comunicação e mostrar aos participantes que sua profissão tem um valor único para o futuro da sociedade.

Material: papéis com profissões inovadoras como envernizador de escadas, pedicure de elefantes, designer de túmulos, redator de cartões de festas, afiador de agulhas de tricô, digitador de faxes, chofer de carruagem, pintor de rodapé, dentista de canários, soldador de trombone, entre outros.

Procedimento: cada participante deverá pegar um papel com uma profissão inovadora e, em seguida, realizar uma apresentação de dois minutos explicando o que este profissional faz e qual sua importância. Os participantes poderão realizar perguntas sobre a profissão durante ou após a apresentação.

Dicas: abra espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros aspectos que o grupo julgar importantes. Observe se o participante é espontâneo, criativo e como se comunica. Ao final, o coordenador deverá explicar sobre a verdadeira importância de ter um professor na vida de seus alunos, destacando sua função como mestre e exemplo a seguir.

Imagem: © Depositphotos.com / monkeybusiness

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter