Peso na consciência: como se livrar do sentimento de culpa?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SimpleFoto Indivíduos que possuem sentimento de culpa não conseguem se libertar do passado e ficam presos em fatos que já ficaram para trás.

Sentir-se merecedor é fundamental para alcançar sucesso na vida profissional, pessoal e financeira. Ter inciativa, foco e objetivos claros são fatores extremamente relevantes, porém, algumas pessoas — de maneira inconsciente — insistem em praticar a autossabotagem e o principal motivo disso é o sentimento de culpa.

Sentir-se culpado é um dos piores sentimentos para os seres humanos. O indivíduo não consegue se libertar, fica preso aos acontecimentos passados e aos traumas emocionais que essas situações desencadearam.

Quando somos crianças, aprendemos que devemos sentir vergonha quando cometemos um erro e esse aprendizado nos acompanha durante a vida. Cada deslize que cometemos quando adultos desperta em nós o sentimento de culpa e, com ele, o sofrimento.

Essa carga negativa afeta os pensamentos e ações do indivíduo, influenciando de maneira muito prejudicial e deturpando a maneira como ele se enxerga. O principal problema ocasionado pela culpa é a repetição de padrões prejudiciais. Isso acontece porque, em vez de buscar alternativas, a pessoa passa a se lamentar e gasta tanta energia sentindo-se mal que acaba não aprendendo com os próprios erros e repete as mesmas atitudes.

A origem da culpa

A culpa começa a se desenvolver nos seres humanos ainda na vida intrauterina. Durante a gravidez, é comum que a mãe alterne muitas emoções — como medo, tristeza e ansiedade. O bebê registra e interpreta esses sentimentos e passa a se sentir culpado por entender que ele é o motivo de todas essas sensações. As experiências da primeira infância podem reforçar ainda mais esse sentimento e desencadear padrões prejudiciais para a vida desse indivíduo.

Como se livrar do sentimento de culpa?

Não use o termo culpa, troque por responsabilidade

Perceber a diferença entre culpa e responsabilidade é o primeiro passo para se livrar desse padrão que afeta diretamente sua rotina, conquistas e realizações. A responsabilidade é uma escolha que traz emoções positivas, deixando o indivíduo motivado e com uma sensação de dever. Já a culpa, por sua vez, é um sentimento que paralisa e o deixa preso ao passado.

Aprenda a se perdoar e lidar com os próprios erros

O ser humano está em constante evolução e errar faz parte desse processo. Reflita como os seus erros foram importantes para o seu aprendizado e entenda que perfeição não existe. Quanto mais um indivíduo busca por ela, mais frustrado e culpado ele acabará se sentindo. Dê o seu melhor diante das circunstâncias que a vida apresenta e busque a excelência em vez de perfeição. Aprenda a ser mais tolerante com os seus próprios erros!

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Quer aprender a controlar e entender as próprias emoções e se livrar de padrões que prejudicam sua vida? Com o Método LOTUS é possível transformar as más experiências e em um processo de aprendizado e tornar toda situação passada em um exercício que agregue autoconhecimento. Assim, você passará a escolher de maneira consciente os seus comportamentos e não será mais refém de padrões prejudiciais.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter