Perdoar alguém que te magoou, mais de uma vez, faz de você uma pessoa fraca?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / deagreez1 Perdoar faz parte da vida, é preciso se colocar no lugar da pessoas que te magoou para tentar entender qual a sua motivação.

Embora muitas pessoas pensem o contrário, perdoar alguém que tenha magoado ou causado algum sofrimento a você não te torna uma pessoa fraca. Ninguém pode mudar uma situação do passado, mas todos têm a chance de dar um novo significado ao ocorrido. Viver nutrindo emoções negativas — como raiva, mágoa e tristeza — gera desequilíbrios emocionais e até físicos.

Quando somos prejudicados por alguém que confiamos ou amamos, precisamos saber olhar o outro e entender o que existe por trás de suas atitudes e comportamentos. Muitas vezes, a necessidade de prejudicar alguém pode estar associada a problemas emocionais como baixa autoestima, complexo de inferioridade e insegurança. Quem sofre desses distúrbios tem uma grande necessidade de inferiorizar o outro para se sentir melhor.

Não é fácil deixar as mágoas e o orgulho de lado, mas é importante tentar se colocar no lugar de quem te magoou e descobrir os motivos das atitudes deste indivíduo e entender suas motivações. É provável que a pessoa se sinta incapaz e tenha muitos problemas com sua autoimagem.

Como perdoar alguém que te magoou

Preste atenção aos padrões

Comece a perceber os padrões de relacionamentos que fazem parte da sua vida e as atitudes repetidas que estão te magoando. Todos esses padrões possuem uma raiz que precisa ser resolvida para que esses modelos deixem de se repetir.

Cuidado com as interpretações

Quando somos ofendidos, geralmente acessamos memórias que despertam emoções negativas. Você pode ter se magoado por uma atitude que tenha disparado a lembrança e a dor de alguma situação vivida no passado, por mais que a atenção do outro não tenha sido te machucar. Pessoas que foram muito criticadas durante a infância, por exemplo, podem se ofender com uma simples crítica. Vale a pena tentar entender o real motivo da dor.

Aprenda a lidar com os erros

Aprender a lidar com as limitações e os erros é crucial para manter relacionamentos duradouros. Lembre-se de que erros não são intencionais, caso contrário, seriam acertos.

Perdoe-se

Reflita sobre o quanto se condena e se critica pelos próprios erros. Se você é capaz de perdoar a si mesmo e lidar com seus erros naturalmente, compreendendo que é um ser humano como qualquer outro, não precisa de tanto esforço para perdoar. Comece sempre por você.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você deseja transformar sua vida e seus relacionamentos, encontrar força e coragem para recomeçar e entender o real motivo de permanecer com os mesmos padrões de relacionamentos, não deixe de conhecer o Método LOTUS — um treinamento de três dias que já transformou a vida milhares de pessoas.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter