Como ajudar alguém que quer parar de fumar

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos. com /ssstocker Parar de fumar não é uma tarefa fácil, mas quando tem o apoio de pessoas próximas pode ajudar no processo.

Hoje em dia quase todo mundo conhece ou ama alguém que tem o hábito de fumar, e quando se trata de apoiar pode ter uma dificuldade maior, já que as vezes você pode estar atrapalhando e sendo um pouco chato.

Deixar o vício de lado é difícil, porém, o apoio da família e amigos é muito importante para o processo. E é preciso entender a melhor maneira de agir com quem está passando pela transição.
Por conta da substância responsável pela dependência que está presente no cigarro, a pessoa que quer parar de fumar pode ter algumas variações de humor como estresse, ansiedade, insônia e ficar deprimido.

Como posso ajudar quem quer parar de fumar?

Motivar

Tente sempre motivar de uma forma que não agrida, lembrar que o fumante não está com falta de vontade, que a dificuldade é referente a não conseguir combater o que o tabaco fez em seu organismo. O fumante sabe de todos os malefícios que o cigarro causa e você não precisa lembrá-lo o tempo todo sobre as consequências, substitua esses comentários por aqueles que encorajam, como dados de pessoas que conseguiram largar o cigarro.

Comemore as vitórias

Comemorar as vitórias é uma ótima forma de elevar a autoestima da pessoa.  Ficar um dia sem fumar já é um grande passo e comemorando o fumante vai sentir que está no passo certo.

Ajude a se manter ocupado

A falta do cigarro geralmente é muito forte e para diminuir à vontade, ajude a pessoa a se manter ocupada, fazendo tarefas interativas como exercícios físicos.

Inteligência Emocional

Entender e aprender a lidar com as próprias emoções é fundamental para enfrentar o problema com a dependência. Se você busca se aprofundar no conhecimento de suas emoções, desenvolva sua Inteligência Emocional com o  Método Lotus, um treinamento que propõe o entendimento dos problemas que levaram ao desenvolvimento dos vícios.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter