Atenção workaholics: trabalho em excesso faz mal à saúde

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / [email protected] O excesso de trabalho pode ocasionar diversos problemas físicos e emocionais

Os brasileiros costumam trabalhar, na teoria, 44 horas por semana. Porém, sempre existem aqueles viciados em suas funções – os chamados workaholics. Uma pesquisa da publicação “The Guardian” tem uma má notícia para o pessoal viciado em trabalho! Passar longas horas no escritório e viver uma vida sedentária pode ser mais danoso para a saúde do que fumar.

Um dado curioso: mesmo jornadas um pouco mais flexíveis e com possibilidade de home office, em muitas empresas trabalhar por um longo período é comum. E, quem pensa que a tecnologia nos livra da sobrecarga, está enganado. Ela pode ter piorado a situação: em 2002, nem 10% dos profissionais abriam seus e-mails fora do horário de expediente e, atualmente, esse número chega a 50% dos trabalhadores.

Workaholics têm mais chances de problemas cardíacos

Em julho de 2017, uma pesquisa da University College London que acompanhou 85 mil profissionais – entre homens e mulheres de meia idade – descobriu uma relação entre as longas horas trabalhadas e a propensão para problemas cardiovasculares. Trabalhar mais de 50 horas semanais aumenta cerca de 40% a chance de ter arritmia cardíaca.

Outros problemas que podem ocorrer por conta do excesso de trabalho

  • Sobrepeso
  • Pressão alta
  • Alcoolismo
  • Estresse
  • Gastrite
  • Crises de enxaqueca

Quais os motivos que te levam a ser viciado em trabalho?

Para alguns profissionais, estar sempre trabalhando pode funcionar como um mecanismo de proteção. Exemplo: uma dificuldade conjugal, a falta de paciência com os filhos e os problemas familiares, podem ocasionar essa tendência. Visto que, inconscientemente, o indivíduo se “esconda” atrás do trabalho para não precisar lidar com as próprias emoções. Esse comportamento, acaba atrapalhando diversas áreas da vida: familiar, amorosa e social. E também sua própria saúde física e emocional.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar a evitar o vício em trabalho?

Colocar a carreira como ponto central da sua existência pode esconder dificuldades emocionais que precisam ser identificadas e trabalhadas. Conheça o Método LOTUS e evite desgastes físicos e emocionais por conta do vício em trabalho.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter