Finanças: descontrole emocional pode te fazer quebrar!

Publicado em: 24/01/2018 Por: Redação SBie

© Depositphotos.com / Jeanette.Dietl A falta de controle emocional pode abalar suas finanças de maneira drástica.

Não importa o quantia de dinheiro que você administra, a quantidade de bens que você tem ou o montante necessário que você deseja acumular para viver de uma forma tranquila. Uma coisa é certa: a falta de controle emocional pode abalar suas finanças de maneira drástica.

Um exemplo clássico que podemos usar para ilustrar esse problema é do ex-megaempresário Eike Batista, que saiu da lista dos homens mais ricos do mundo e entrou no hall das personalidades com dívidas milionárias. Eike ostentava um grande império e enfrentou uma derrocada assustadora.

O que levou um dos empresários mais ricos do mundo à falência? Diversos fatores e, muitos deles, são dificuldades emocionais relacionados à vaidade, incapacidade de escutar outras opiniões e a falta de Inteligência Emocional.

Confira 4 dicas de Inteligência Emocional para controlar suas finanças assertivamente

Seja otimista, mas mantenha os pés no chão

Gerenciar riscos é fundamental e, para isso, é necessário uma boa dose de realidade e racionalidade. Nas finanças, assim como na vida, é preciso equilibrar razão e emoção para qualquer tomada de decisão. Antes de fazer um investimento ou alguma manobra financeira, é necessário avaliar todas as consequências e balancear todos os pontos.

Aprenda a ouvir opiniões diferentes

Desprezar opiniões diferentes pode fazer com que você perca consultores e parceiros importantes e essa atitude pode prejudicar diretamente seus negócios. Assim, você pode acabar se tornando presa fácil para bajuladores. Tenha em mente que ninguém é infalível. Aprenda a dar valor para opiniões contrárias. Dessa maneira, você pode encontrar soluções inovadoras e assertivas.

Vaidade, uma grande inimiga para vida financeira

Ser ambicioso é um traço importante em pessoas que alcançam o sucesso. Porém, o excesso transforma a ambição em ganância e a vaidade pode tomar conta de todas suas decisões. Ao invés de pensar em dissolver riscos e formar parcerias, o indivíduo pode correr o risco de se transformar em uma pessoa fútil e muito vaidosa, prejudicando seus negócios e, por consequência, sua conta bancária.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental para encontrar o equilíbrio e encarar a vida profissional e financeira com mais segurança e saúde. Atinja seu verdadeiro potencial no Método LOTUS – um treinamento de imersão que já mudou a vida de milhares de pessoas.

Translate »