A resiliência também pode ser tóxica para sua carreira e resultados

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / siraanamwong Ser resiliente é indispensável para o mercado de trabalho, maas será que você não anda excessivamente tolerante?

Você consegue se recuperar rapidamente de impactos emocionais no trabalho? Se a resposta for positiva, parabéns! Você tem a competência considerada como a mais relevante para o mercado de trabalho do século: a resiliência.

Porém, é preciso ter muita atenção com o excesso, já que ser resiliente demais também tem um lado bastante negativo. Ao continuar insistindo em objetivos ou projetos que já se mostraram inalcançáveis, muitos profissionais podem desperdiçar energia em tarefas sem sentido, que não trarão retornos satisfatórios.

O que caracteriza um profissional resiliente?

A principal característica de um profissional resiliente é conseguir interagir com as adversidades e desafios sem se despedaçar emocionalmente.

Ser resiliente é indispensável para o mercado de trabalho. Mas será que você não anda excessivamente tolerante? Aguentar um chefe abusivo, continuar executando tarefas monótonas e permanecer em um trabalho que você não vê mais nenhum sentido – a não ser pelo retorno financeiro-, não é sinal de resiliência e sim, medo de sair da sua zona de conforto.

Situações negativas são inevitáveis no ambiente corporativo e exigem paciência e jogo de cintura. Mas é importante estabelecer limites para não comprometer a saúde física e emocional e, por consequência, a própria carreira.

Em certos momentos, ser menos resiliente pode criar chances para melhorar suas condições de trabalho ou até mesmo possibilitar que você canalize sua energia em novas empreitadas profissionais que façam mais sentido para sua vida e carreira.

Os benefícios em sair da zona de conforto

A zona de conforto pode, sim, ser benéfica! Ela cria rotinas e padroniza atividades, o que gera economia de tempo e esforço. Por outro lado, ficar sempre dentro do considerado confortável é limitador. Sair da zona de conforto é um passo importantíssimo para avançar na carreira e gerar resultados.

Ao sair desse espaço confortável, você se torna capaz de lidar melhor com o inesperado, passa a não ter mais tanto medo dos imprevistos e desenvolve novas habilidades. Além de criar possibilidades para experiências enriquecedoras e agregar bagagem na sua vida profissional e pessoal.

A zona de conforto prende a padrões, freia e impõe limites. Buscar novas experiências, sair da rotina e aceitar diferentes desafios são atitudes que ajudam a expandir, quebrar barreiras e estimular sua criatividade.

E os líderes? Como devem agir para atingir resultados com a resiliência?

Profissionais que ocupam cargos de liderança precisam ser ainda mais resistentes às pressões do trabalho, e essa é uma característica fundamental para qualquer líder, porém, quando em excesso, essa força pode se transformar em uma debilidade. Líderes que nunca se dobram às adversidades, podem criar mecanismos agressivos e correm o risco de se tornarem apáticos às necessidades emocionais dos seus colaboradores.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

É preciso investir em autoconhecimento para não perder a capacidade de autoanálise – condição básica para guiar pessoas e gerar bons resultados para empresa. Quer desenvolver e aprimorar suas competências emocionais? Conheça o Método LOTUS, um treinamento que possibilita um entendimento profundo sobre seus comportamentos e crenças limitantes Assim, você desenvolve as ferramentas necessárias para alavancar sua vida profissional.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter