Orgulho e emoção de ser pai pela primeira vez: entendendo o comportamento emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / molka Existem algumas dicas importante a serem seguidas para se preparar emocionalmente para a paternidade, tais como: assumir o papel de pai, encarar seus medos e criar um vínculo com o bebê.

Se tornar pai é um momento que traz mudanças profundas na vida de um homem e na percepção que ele tem do mundo. Ao descobrir que o primeiro filho está a caminho, o indivíduo é inundado por um turbilhão de emoções: medo, ansiedade, amor, preocupação, felicidade e diversas cobranças internas.

Essas emoções são responsáveis por criar um vínculo com o bebê ainda durante a gestação, e é fundamental que o futuro pai saiba se manter emocionalmente equilibrado para dar suporte à gestante e também consiga preparar para a chegada da criança.

Síndrome de Couvade

Ao descobrir que vão ser pais, alguns homens desenvolvem a Síndrome de Couvade, que faz com que eles apresentem e sintam os mesmos sintomas de suas parceiras durante a gravidez: aumento de peso, enjoos, tontura, mudanças de apetite, insônia, fadiga, problemas intestinais e até dor durante o trabalho de parto.

Como não se trata de uma doença, não há um tratamento específico para esta síndrome. É preciso apenas que o homem trabalhe suas emoções para superar os medos e preocupações e criar uma relação positiva com a paternidade.

Dicas para se preparar emocionalmente para a paternidade

Assuma seu papel de pai

Depois de uma vida inteira sendo filho, assumir o papel de pai pode ser um grande desafio. Este é um processo pode trazer um grande desconforto para algumas pessoas, principalmente se houver algum tipo de conflito na relação entre pai e filho ou uma grande dependência emocional ou financeira com seus próprios pais.

Resolver as questões pendentes com seu pai é fundamental para assumir esse novo papel como protetor e cuidador de um novo ser que está prestes a nascer. Nesse sentido, é importante deixar para trás qualquer tipo de mágoa, tristeza, raiva, decepção e frustração para evitar que essas dores sejam projetadas na nova família que está sendo construída.

Um homem aprende a ser pai com seu próprio pai. Por isso, é importante refletir sobre o tipo de relação que foi desenvolvida com seu pai e evitar cometer erros baseados nessa experiência — seja ela positiva ou negativa. Não importa que tipo de relação você teve com seu pai: ter consciência sobre o que ficou registrado em você é fundamental para construir a sua própria história e criar uma relação saudável com seu filho.

Encare seus medos

A chegada de um bebê traz grande felicidade para a vida de um casal. Entretanto, por mais animado que você esteja, é inevitável ficar assustado com a situação: trata-se de um ser que dependerá totalmente de você para viver. Neste momento, é importante entender que você não deve fugir dos seus medos e preocupações, mas olhar para todos os seus temores e questionar cada um deles. Desse modo, você poderá perceber que a maioria dos seus receios são irreais ou bem menores do que você imaginava.

Crie vínculos com o bebê

Conversar com o bebê dentro da barriga estimula a criança e faz com que ela se sinta amparada. Contar histórias, cantar, dizer como foi seu dia, falar o que está fazendo e dizer o quanto o bebê é esperado, faz com que ele se sinta amado.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter