O que fazer quando a primeira vez não for emocionalmente legal para os dois?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

A primeira vez é cercada de muita ansiedade: a pessoa se prepara para o grande dia, imagina mil situações e deseja que o momento chegue logo. Apesar da expectativa, é muito comum que os adolescentes sintam que o grande momento não aconteceu da forma como imaginaram, que não houve prazer ou que sentiram dor — especialmente no caso das meninas.

Apesar da frustração, é normal que imprevistos aconteçam na primeira vez. Isso porque, por trás do grande momento, existe uma série de fatores emocionais que podem ajudar ou atrapalhar na “hora H”. Se a sua primeira vez não foi da forma como você sonhava, vale a pena conhecer os aspectos que podem ter atrapalhado o momento.

Fatores que podem ter atrapalhado a primeira vez

Pressa

Muitos adolescentes acabam transando apenas para não se se sentirem excluídos ou diferentes do restante dos amigos. Pode acontecer de amigos e namorados pressionarem e, por medo de não serem aceitos, acabam fazendo mesmo quando não é o momento ou a pessoa certa.

Para ter relações sexuais prazerosas, é importante que você respeite seu tempo, conheça seu próprio corpo e os lugares em que você sente prazer, conforto e desconforto de ser tocado. Se você não tiver intimidade com seu corpo, ninguém poderá ter.

Além disso, é preciso planejar o local, a privacidade, os métodos preventivos e tudo o que possa trazer segurança e afastar a tensão desse momento. Se não for a pessoa certa para o momento e para você, não haverá conforto e vontade para sinalizar o que você gosta e deseja. Portanto, não importa se é sua primeira ou segunda vez, planeje e garanta seu conforto e segurança, conhecendo e criando intimidade com seu próprio corpo.

Expectativa

Quando idealizamos muito alguma situação e as coisas não acontecem como o esperado, a lembrança que fica mais forte é a decepção, por mais tenham acontecido momentos bons.

É comum criar muita expectativa para a primeira vez, então a dica é ter cuidado com o nível de expectativa. Não tente adivinhar como será e o que sentirá: apenas se entregue e confie no momento, sabendo que estar presente na situação fará com que você saiba o que fazer, tornando o momento calmo e suave.

Ansiedade

A ansiedade e o nervosismo tencionam todo o corpo e trazem reações físicas que podem dificultar e atrapalhar tudo. No caso das mulheres, os músculos da vagina se contraem e dificultam a entrada do pênis, aumentando a sensação de dor. Relaxe, respire fundo, viva o momento. Não há motivo para fazer com que este momento tão importante se torne tenso e carregado.

É muito importante manter a calma, sentir-se à vontade para dizer o que gosta e não gosta e o que quer e não quer que aconteça. A mulher pode não estar tão excitada e bem lubrificada, o que pode causar dor e desconforto. O homem, por sua vez, pode ficar muito preocupado com seu desempenho, e esse nervosismo atrapalha a ereção.

Insegurança

É importante sentir-se seguro de quem é você e de quantas coisas boas existem em você e no seu corpo. Não sinta vergonha: se você confia na pessoa que está com você, não tem porque se inibir. Todas as pessoas têm coisas que gostam e que não gostam, então explore aquilo que você gosta em seu corpo, de forma a se sentir mais seguro.

Se, mesmo assim, você ainda estiver com muita vergonha, experimente abaixar um pouquinho a luz na próxima vez. Quando estiver sozinho, fique sem roupa na frente do espelho e comece a criar uma intimidade com seu corpo.

Falta de prazer

Por conta de todos os aspectos listados acima, pode ser que a experiência não tenha sido um momento de prazer — e isso é bastante comum na primeira vez. O importante é saber avaliar cada ponto e perceber como é possível fazer diferente das próximas vezes, permitindo descobrir e aprender como melhorar. Não existe outra forma de melhorar a não ser praticando.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter