O que fazer para ajudar um amigo com pensamentos suicidas?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Pessoas que têm pensamentos suicidas estão sem esperança — e pensam no suicídio não porque querem morrer, mas porque não sabem como continuar vivendo sem esperança. A maioria das pessoas já passou por momentos dolorosos e que pareciam não ter fim (como o fim de um relacionamento ou a morte de um ente querido), e algumas delas enxergam o suicídio como uma solução final para algo que parece insuperável.

Pensamentos suicidas são pensamentos silenciosos e difíceis de ser identificados, pois as pessoas que têm esse tipo de pensamento se sentem constrangidas de falar sobre o assunto. Exatamente por isso, é importante conhecer alguns sinais que podem representar alerta.

Comportamentos de quem tem pensamentos suicidas

– Frases como “não aguento mais”, “queria sumir”, “eu quero morrer” ditas com frequência podem sinalizar um pedido de ajuda;

– Alteração na autoestima e autoconfiança;

– Dificuldade em desempenhar atividades rotineiras;

– Desinteresse e abandono das atividades que davam prazer;

– Quadro depressivo ou psiquiátrico;

– Abuso de álcool e drogas como forma de fuga;

– Dificuldade e resistência em superar um trauma (fim de relacionamento, morte de ente querido, demissão, sequestro, doenças);

– Isolamento social.

Esses são apenas alguns sinais que pedem atenção e cuidado. São sintomas comumente encontrados em pessoas que apresentam um quadro de depressão, mas não necessariamente estejam pensando em suicídio. É importante um acompanhamento psiquiátrico e psicológico para chegar a algum diagnóstico.

O que pode provocar o pensamento suicida?

Diversos fatores podem desencadear os pensamentos suicidas, e muitos deles começam a se manifestar desde a gestação. É cientificamente comprovado que os sentimentos, pensamentos e emoções dos pais são transferidos para o bebê durante a gestação.

Filhos não desejados, tentativas de aborto, mães com quadro depressivo durante ou depois da gestação, sofrimento fetal, rejeição, falta de amor e acolhimento, maus tratos e traumas na infância são fatores que podem trazer a pulsão de morte no bebê, que pode nascer e crescer com a crença de que não merece viver. Essas interpretações ficam registradas no inconsciente da pessoa, podendo se manifestar em qualquer momento da vida, especialmente após sofrer algum trauma.

A falta de capacidade de superar adversidades e recomeçar pode levar a um quadro depressivo ou suicida, pois o sentimento de incapacidade acessa essas memórias de dor, rejeição e falta de merecimento.

Como ajudar um amigo com pensamentos suicidas?

Antes de qualquer coisa, converse com a pessoa, escutando tudo o que ela tem a dizer e evitando julgamentos. É importante alertar a família, sempre mantendo a calma, e orientar que não deixem a pessoa sozinha, retirem o acesso a qualquer coisa que possa representar um risco (remédios, armas e substâncias tóxicas), e pedir que busquem ajuda profissional urgentemente. Além disso, adote os seguintes cuidados:

– Jamais duvide ou desafie a pessoa que ameaça suicídio, pois isso pode potencializar o desejo;

– É comum que a pessoa fale apenas dos pontos negativos, afinal, ela não enxerga outra coisa nesse momento. Fale com ela sobre sua família, sobre o quanto as pessoas precisam dela, a importância de seu papel no mundo e na vida das pessoas que a rodeiam, especialmente se ela tiver filhos. Ela precisa lembrar das coisas que a fazem querer continuar;

– Peça que a pessoa fale sobre suas conquistas e, se você a conhece bem, relembre dos momentos nos quais ela foi vitoriosa, sempre afirmando que ela é capaz de realizar coisas. Depois que ela entrar em contato com suas vitorias, pergunte quais sonhos ela ainda não realizou, lembrando que ela tem motivos para continuar e é capaz de realizar.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar

Centenas de pessoas chegaram ao Método LOTUS sem esperança, pensando em acabar com suas próprias vidas. Ao entrarem em contato com suas emoções e histórias de vida, encontraram a força que precisavam para recomeçar, redescobriram sonhos que estavam adormecidos e descobriram o único amor capaz de curar todas as dores: o amor próprio.

Se você está passando por isso ou conhece alguém que esteja com pensamentos suicidas, não deixe de buscar ajuda. Lembre-se: a vida é um presente, e não pode ser desperdiçada. O desespero e a desesperança jamais devem ser maiores que a vontade de viver, você só precisa encontrá-la novamente, e não existe outro lugar a não ser dentro de você.

Imagem: © Depositphotos.com / MitaStockImages

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter