O que é violência emocional e como ela pode impactar um casamento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / djedzura A violência emocional dentro do casamento pode se manifestar de diversas formas, tais como: agressões verbais e insultos, chantagens emocionais e críticas excessivas.

Embora a maioria das pessoas pense na violência apenas como uma agressão física, a violência emocional pode ser muito mais prejudicial, deixando marcas profundas no indivíduo que foi agredido. Este tipo de abuso anda de mãos dadas com a violência verbal e psicológica, e é caracterizado por padrões de comportamento dentro do relacionamento.

A violência emocional pode ser caracterizada por um desequilíbrio de poder, observada quando uma das pessoas envolvidas no relacionamento exerce ou tenta exercer controle psicológico sobre o outro. Muitas vezes, esse tipo de comportamento nocivo não é consciente ou intencional: pessoas que cresceram em um ambiente emocionalmente abusivo e disfuncional tendem a repetir este padrão em sua vida, apresentando dificuldades para reconhecer seu próprio comportamento. Essas pessoas podem confundir atitudes invasivas como demonstração de cuidado e afeto.

A violência emocional no casamento pode tanto ser evidente como se apresentar de maneira mais sutil e passiva — com implicâncias desnecessárias e alfinetadas constantes, por exemplo. Quem sofre com este tipo de abuso acaba esquecendo da própria vida e abandona suas vontades individuais, passando a viver em função da satisfação do outro e se tornando uma pessoa submissa.

Violência emocional no casamento

Viver em uma situação de violência emocional no casamento pode trazer muitos problemas à saúde de quem sofre com o problema, além de desencadear diversos transtornos como estresse, ansiedade, crises de pânico e depressão. Este tipo de situação também contribui para a redução da autoestima, do otimismo e o aumento da impulsividade. Existem outros transtornos, além dos depressivos, que podem eclodir. São eles:

  • Problemas com a memória e perturbações intelectuais;
  • Dificuldade de concentração;
  • Autoimagem negativa
  • Insônia;
  • Isolamento social, culpa, falta de confiança;
  • Sentimento de impotência.

Como a violência emocional pode se manifestar

  • Agressões verbais e insultos;
  • Humilhações e ataques à autoestima;
  • Chantagens emocionais;
  • Desprezo pelas realizações do parceiro (a);
  • Críticas excessivas;
  • Controle e posse;
  • Ameaças.

O papel da Inteligência Emocional para tomar uma decisão

O respeito deve ser a base de todos os relacionamentos. Quando ele deixa de existir no casamento, é preciso sair da zona de conforto para identificar e refletir se você atraiu essa situação para sua vida, o que é necessário aprender e até que ponto vale a pena continuar vivendo com uma pessoa que prejudica sua autoestima e destrói a saúde emocional. Se você deseja transformar sua vida e encontrar coragem para recomeçar, conheça o Método LOTUS — Um treinamento de três dias que já transformou a vida de milhares de pessoas.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter