O que é uma pessoa bipolar e como saber se sou uma?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

O transtorno bipolar é a doença psiquiátrica mais associada a suicídios, e atinge cerca de 3% da população mundial. Considerada uma gangorra emocional, a doença é caracterizada por alternâncias de períodos de depressão e mania: o ânimo da pessoa afetada oscila de um extremo ao outro, em reações desproporcionais aos fatos da vida ou até mesmo sem um motivo aparente, fugindo do controle.

O que é Transtorno Bipolar?

É normal que os acontecimentos da vida alterem o humor e o estado emocional das pessoas. Quando algo bom acontece, por exemplo, ficamos alegres — da mesma forma como nos sentimos tristes quando há algum acontecimento ruim. Em pessoas com bipolaridade, o humor pode oscilar de forma independente do que acontece ao redor, suas reações são imprevisíveis e geralmente desproporcionais.

Quando alguém morre, é natural que uma pessoa fique triste. O bipolar, porém, pode entrar numa crise de euforia, ficar “elétrico” e até se sentir muito bem com a situação. Isso não acontece porque o bipolar não gostava do falecido, mas o estresse desencadeou uma instabilidade emocional.

Tipos de transtorno bipolar

– Transtorno bipolar tipo 1: é o mais grave. Nesse tipo, a pessoa passa por fases de manias que duram semanas a meses, intercaladas com períodos de depressão profunda;

– Transtorno bipolar tipo 2: esses pacientes não apresentam episódios maníacos profundos. Quando ocorrem, são brandos e leves, caracterizados por elevado nível de energia e impulsividade que não são tão intensos como os da mania (chamado de hipomania). Esses episódios se alternam com episódios de depressão, que são mais duradouros;

– Ciclotimia: é uma forma leve de transtorno bipolar, que envolve oscilações de humor menos graves. Pessoas com essa forma alternam entre hipomania e depressão leve.

Sintomas do transtorno bipolar

Os sintomas da bipolaridade podem variar de pessoa para pessoa. Para alguns, os episódios de depressão são os que causam os maiores problemas, enquanto outros apresentam fases de mania mais preocupantes. Confira os principais sinais apresentados por uma pessoa bipolar em cada uma das fases:

Fase maníaca

A mania é um estado de excessos, no qual a pessoa apresenta um bem-estar perigoso, passando a agir como se não tivesse filtros. Nesta fase, a pessoa vive em um ritmo acelerado e apresenta alterações na forma de pensar, agir e sentir. Em geral, o bipolar em fase maníaca apresenta os seguintes sinais:

– Assume comportamentos extravagantes;

– Reduz a necessidade de sono;

– Apresenta compulsão por compras e gastos excessivos;

– Veste-se de maneira ousada;

– Interage e fala da sua vida pessoal com desconhecidos sem constrangimentos;

– Cria ideias e planos grandiosos, fora da realidade;

– Comportamento autoconfiante, assertivo e convincente;

– Compulsão alimentar, bebe demais e pode até fazer uso excessivo de drogas;

– Pouco controle do temperamento;

– Apresenta desinibição e aumento de energia, podendo manter relações sexuais com muitos parceiros;

– Hiperatividade e aumento excessivo de energia;

– Pensamentos acelerados que se atropelam e diminuem a concentração e o foco;

– Fala em excesso;

– Negação de todos os comportamentos acima.

Em geral, a fase da mania faz com que os portadores do transtorno bipolar percam a capacidade de autocrítica, e acabam avaliando a euforia como uma melhora no quadro depressivo. Por isso, pode ser que deixem de tomar os medicamentos nesse período, piorando gradativamente o quadro bipolar.

Fase depressiva

A fase de depressão é caracterizada por uma tristeza persistente e que não tem fim. A pessoa tem uma visão negativa sobre si mesma e em relação ao mundo e ao futuro. O depressivo só consegue se lembrar das coisas negativas, e não acredita que coisas boas possam acontecer.

Os principais sinais apresentados por um bipolar em fase depressiva são:

– Sensação de vazio e melancolia;

– Ansiedade;

– Dificuldade de concentração;

– Perda do prazer nas atividades que, anteriormente, eram prazerosas;

– Choros sem motivo;

– Perda de motivação;

– Alteração no apetite, levando a perda ou ganho de peso;

– Fadiga ou falta de energia

– Sensação de inutilidade, culpa e falta de esperança;

– Baixa autoestima;

– Pensamentos sobre morte e suicídio;

– Problemas para dormir ou excesso de sono;

– Afastamento dos amigos.

Além disso, durante a fase depressiva a pessoa tende a sentir vergonha e culpa por tudo o que fez durante a fase da mania, o que contribui ainda mais para o quadro depressivo.

Episódio misto

No episódio misto os sintomas da mania e da depressão se misturam. A aceleração e o excesso de energia da mania se confundem com os sentimentos e pensamentos negativos da depressão A angústia leva ao desespero, como se a pessoa estivesse em um beco sem saída. É uma das fases que pode dar coragem à pessoa a cometer suicídio, pois o sofrimento é muito grande.

Principais causas do transtorno bipolar

A causa exata do transtorno é desconhecida, mas diversos fatores estão envolvidos nas oscilações de humor provocadas pela doença. São eles:

– Alterações funcionais do cérebro, que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas. O desequilíbrio entre os neurotransmissores é um fator considerado importante nas causas do transtorno bipolar;

– Desequilíbrios hormonais;

– Hereditariedade: pessoas com parentes com histórico de transtorno bipolar são mais suscetíveis à doença;

– Problemas de rejeição na gravidez ou infância, traumas, estresse, abuso sexual e outras experiências traumáticas (como a morte de algum ente querido, sequestro, assaltos e experiência de quase morte).

Tratamento da pessoa com bipolaridade

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico de transtorno bipolar, melhor para o paciente, para sua família e amigos. A ajuda da família é importantíssima para tratar pessoas com transtorno bipolar, pois este não é um diagnóstico fácil e é difícil de ser sustentado — especialmente nas fases de euforia, nas quais a pessoa se sente muito bem.

Como o Método LOTUS pode lhe ajudar

Se você se identificou com os sintomas acima, sofre de Transtorno Afetivo Bipolar ou conhece alguém que tenha a doença, procure ajuda médica, psicoterapia, informações e treinamentos.

O Método LOTUS é uma das ferramentas que podem lhe ajudar, como já ajudou centenas de pessoas a encontrarem a estabilização e a cura das doenças emocionais. O processo de consciência e cura emocional pode ser aprendido e praticado com o desenvolvimento da Inteligência Emocional — que é a somatória das habilidades que permitem a administração das adversidades da vida e aceitação e percepção das emoções, de modo a obter melhores resultados, alterando os caminhos neurais para que produzam felicidade e bem-estar.

Imagem: © Depositphotos.com / SIphotography

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter