O que é reprogramação neurolinguística

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

A Reprogramação Neurolinguística — mais conhecida como Programação Neurolinguística ou PNL — surgiu em meados da década de 1970, na Universidade da Santa Cruz, na Califórnia. Esta metodologia foi desenvolvida por Richard Bandler e John Grinder, que fizeram uma analogia entre o cérebro humano e um computador.

De acordo com os estudiosos, o cérebro é composto por programas que são usados em tudo o que fazemos. Algumas pessoas possuem programas mais avançados e mais desenvolvidos que outras pessoas, e são justamente essas pessoas que são consideradas modelos de excelência em determinada habilidade ou área.

Como funciona a PNL

Bandler e Grinder se dedicaram a observar e estudar o funcionamento do cérebro de pessoas consideradas modelos de excelência, identificando pontos em comum que as tornavam diferenciadas das demais. Com isso, os especialistas concluíram que algumas pessoas não conseguem se destacar simplesmente porque não sabem explorar todo seu potencial.

Os estudiosos acreditavam que essas estratégias diferenciadas podiam ser ensinadas e aprendidas por qualquer pessoa e, com base nessa ideia, foram desenvolvidas técnicas para identificar as limitações e reprogramar o cérebro de acordo com os padrões de excelência.

A Programação Neurolinguística, portanto, permite que as pessoas redefinam qualquer programação negativa que exista em sua mente e que é responsável por trazer pensamentos de medo e fracasso. As técnicas da PNL são muito eficientes na criação de pensamentos de sucesso, para alcançar resultados desejados, identificação de padrões de excelência e esclarecer o impacto da comunicação sobre os pensamentos e emoções.

Técnicas de Neurolinguística para o dia a dia

Ressignificação

A ressignificação consiste em atribuir um novo significado para memórias que causam dor, limitação ou qualquer sentimento negativo, passando a encará-las com equilíbrio emocional.

Alguns acontecimentos deixam marcar profundas na mente, especialmente por conta da interpretação que damos a eles. Sempre que lembramos desses fatos os mesmos sentimentos vêm à tona, podendo gerar um comportamento negativo e/ou diferente do desejado. Olhar para o fato sob uma outra perspectiva, portanto, pode mudar o que sentimos e como nos comportamos em relação a ele.

Uma das formas de ressignificar um acontecimento é identificar qual foi o aprendizado que ele trouxe para a sua vida. Outra opção é tentar identificar uma intenção positiva por trás da ação. Lembre-se: todo comportamento tem uma intenção positiva — se um professor lhe criticou, por exemplo, você pode entender isso como uma agressão ou como uma forma de lhe impulsionar a melhorar. Tudo é uma questão de mudar o significado atribuído.

Ancoragem

A ancoragem se baseia em criar um estado de excelência representado por uma palavra ou um gesto, que funciona como um atalho mental para acessar um estado de recursos.

É simples: quando você relembra uma situação nas qual foi vitorioso, é natural que sinta a coragem, a confiança e a motivação que o levaram até lá. Quando você relembra uma situação na qual fracassou, por outro lado, provavelmente sentirá frustração, medo e arrependimento.

Para fazer a ancoragem, escolha uma situação de excelência que viveu, relembrando todos os detalhes — as decisões, as superações, os recursos utilizados e a realização. Sinta novamente a emoção da realização e, quando estiver vivenciando ao máximo esse momento, faça um gesto ou diga uma palavra que represente esse sentimento. Assim, você estará ancorando o estado positivo e, sempre que precisar dele, basta repetir a palavra ou o gesto escolhido.

Ponte ao futuro

A ponte ao futuro é uma técnica que se baseia na ideia de que, para alguma coisa acontecer fisicamente, ela precisa começar mentalmente.

Feche os olhos e imagine que você está exatamente onde deseja. Visualize todos os detalhes, percebendo onde está, como se comporta, como se sente e olhando para tudo que precisou fazer para chegar até ali. Viva ao máximo essa experiência e comece a criar a sua realidade.

Se você quer se aprofundar e explorar esse universo, chegando cada vez mais perto de sua excelência, conheça o Método LOTUS, que utiliza muitas técnicas de Neurolinguística integradas à Inteligência Emocional. Seu lugar é aqui!

Imagem: © Depositphotos.com / hristianin

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter