O que conversar com uma amiga que tem insistido em começar um relacionamento?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia As principais causas que levam uma pessoa a entrar em um relacionamento tóxico são: insegurança e baixa estima, ambiente familiar disfuncional e carência afetiva.

Qual é a melhor maneira de aconselhar uma amiga que está prestes a se envolver em um relacionamento que é uma furada? Seja qual for o motivo de você considerar a relação ruim para sua amiga, é sempre muito difícil conversar a respeito da situação quando a pessoa está apaixonada e completamente envolvida.

Ninguém está imune à paixão, e este é um sentimento que ativa regiões do cérebro associadas aos vícios (assim como álcool, cigarro e cocaína). Por conta disso, é necessário ter muito tato para iniciar uma conversa com sua amiga e, antes de tudo, tentar entender quais são os padrões e gatilhos que atraíram esse tipo de pessoa para vida dela.

Causas emocionais que levam a um relacionamento tóxico

  • Insegurança e baixa autoestima;
  • Ambiente familiar disfuncional e modelos familiares distorcidos durante a infância;
  • Carência afetiva.

Como falar com uma amiga que está em um relacionamento ruim

Faça com que ela se valorize

Só é possível atrair o amor quando o indivíduo sabe se valorizar e se amar em primeiro lugar. Por isso, converse com sua amiga e ressalte que ela é uma pessoa especial e que merece alguém melhor. Se achar necessário, peça para que ela faça uma lista de suas maiores qualidades, virtudes e realizações, de modo a encontrar pontos positivos em si mesma.

Esteja atento à carência afetiva

Muitos relacionamentos são iniciados e alimentados exclusivamente por carência afetiva e medo de não conseguir encontrar e se envolver com alguém melhor. Na realidade, o que acontece é o contrário: quanto mais o indivíduo insiste que algo (ou alguém) permaneça em sua vida, mais ele impede que outra coisa melhor o encontre.

Incentive a autoestima

A prioridade da sua amiga precisa estar em seus próprios projetos e em ações que tragam benefícios para a vida dela. Incentive-a a começar um novo esporte, um curso ou fazer uma viagem bacana. Se necessário, acompanhe sua amiga nessas atividades e participe ativamente na construção da autoestima dela.

Mantenha-se presente

Mostre para sua amiga que ela pode contar com você em qualquer ocasião. Reforce o quanto ela é importante para você, fazendo com ela se sinta especial e querida. Lembre-se que, muitas vezes, um ombro amigo vale mais que mil palavras.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter