O que aprender com pessoas prepotentes no trabalho?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / konstantynov A pessoa prepotente precisa sempre se autoafirmar e inferiorizar as outras pessoa para se sentir melhor.

O convívio com pessoas prepotentes pode ser muito difícil, sobretudo no ambiente profissional. Esses indivíduos têm a necessidade de estar sempre com razão, se sentem superiores e, quando ocupam um cargo de chefia, podem usar sua autoridade de maneira abusiva.

No âmbito corporativo, é necessário lidar com vários tipos de personalidade, o que exige muito jogo de cintura para manter um ambiente agradável e positivo na empresa. Essa experiência pode ser um ótimo exercício de aprendizado no trato com as pessoas.

As pessoas aprendem valores diferentes ao longo da vida e, como consequência, cada um tem sua maneira de ser, pensar e se comportar. A convivência pacífica no trabalho é essencial para manter relacionamentos construtivos entre colegas e para garantir a produtividade da empresa. Por esse motivo, é essencial aprender a lidar com vários tipos de personalidade.

A pessoa prepotente tem necessidade de se autoafirmar e se sentir superior aos demais, e dificilmente consegue dar o braço a torcer. Para se sentir melhor, este tipo de indivíduo inferioriza os demais e age como se fosse dono da razão, tornando-se um colega desagradável e difícil de conviver.

Na realidade, essas pessoas sofrem com baixa autoestima e sentem necessidade de ser superior aos outros para que sua insegurança não seja descoberta. Embora seja muito cansativo conviver com pessoas que possuem esse traço de personalidade, do ponto de vista da Inteligência Emocional tudo o que vemos no outro é uma projeção do nosso inconsciente. Geralmente, temos dificuldade de lidar com alguém pelas seguintes razões:

  • Possuímos características semelhantes, e não aprovamos isso em nós mesmos;
  • Gostaríamos de ter algo que a pessoa possui;
  • A pessoa em questão apresenta comportamentos semelhantes aos dos nossos pais.

Como lidar com pessoas prepotentes

Projeção

O primeiro passo para lidar com pessoas prepotentes é identificar o que está causando tanto incômodo em você. Reflita sobre os motivos que fazem esse colega te afetar e identifique se existe alguma projeção em relação a ele.

Evite disputa

Não competir é o segredo para evitar conflitos desnecessários. Pessoas prepotentes vão sempre preferir estar com a razão em vez de encontrar a harmonia. Enquanto todos não aceitarem e reconhecerem que ele está certo, o colega ou superior prepotente fará de tudo para criar situações desconfortáveis. Avalie se realmente vale a pena entrar em uma disputa e tenha em mente que, quanto mais bater de frente, mais prepotente e arrogante a pessoa será.

Enxergue o outro lado

Todas as pessoas possuem defeitos e qualidades. Quando se relacionam com alguém — seja no trabalho, com a família, amigos e parceiros—, é importante que saibam colocar a atenção nos pontos positivos. Isso porque o hábito de enxergar apenas o lado prepotente de uma pessoa faz com que todas as suas características positivas sejam esquecidas.

Encontre um aprendizado

É impossível construir relações saudáveis e duradouras quando se espera que o outro seja igual a você. Todas as pessoas que entram na sua vida trazem algum tipo de aprendizado: perceba o que o convívio com essa pessoa pode contribuir para sua vida e seu crescimento profissional.

Aceite a forma de ser do outro

Cada um tem sua própria história de vida e suas convicções pessoais. Por isso, o ideal é compreender o colega, o contexto em que ele vive, suas crenças e valores. Em vez de julgar, procure conhecer e entender sua história de vida e seu comportamento.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Para se relacionar melhor no ambiente corporativo, é necessário saber lidar com todos os perfis de pessoas. Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, é possível construir relações mais saudáveis e produtivas no trabalho. Conheça o Método LOTUS e permita-se ser mais flexível.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter