O poder da terapia do abraço

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

O abraço é uma das formas mais sinceras de demonstrar carinho e afeto em momentos de tristeza ou de alegria. Embora seja comum vermos pessoas se abraçando como forma de consolo em enterros ou como forma de comemoração em jogos de futebol, no dia a dia vemos cada vez mais pessoas conectadas virtualmente e desconectadas fisicamente.

Isso acontece porque, quando crianças, aprendemos que precisar de carinho é um sinal de fraqueza e dependência — especialmente para os homens — e, inconscientemente, as pessoas se desconectaram fisicamente para sustentar essa crença coletiva. A terapia do abraço é uma das formas de mudar essa realidade e, assim, desfrutar o verdadeiro poder do abraço.

Abraço: cura emocional e física

Muito mais do que um gesto de carinho e compaixão, o abraço é uma forma de comunicação não-verbal muito poderosa. Você sabia que um abraço verdadeiro pode liberar as mesmas substâncias de quando você come um chocolate ou faz atividades físicas?

Quando você abraça outra pessoa com ternura, o corpo produz diversas substâncias que proporcionam benefícios físicos e emocionais.

Benefícios do abraço

– Libera oxitocina, conhecida como o hormônio do amor e da felicidade;

– Reduz os níveis do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse;

– Relaxa os músculos, diminuindo a tensão e ajudando a controlar a ansiedade;

– Libera dopamina, hormônio que aumenta o desejo sexual;

– Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos;

– Diminui o risco de doenças cardíacas;

– Aumenta significativamente a quantidade de hemoglobina no sangue — que leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos, incluindo coração e cérebro;

– Fortalece o sistema imunológico.

O abraço e a sua criança interior

Existem evidências de que as pessoas que foram mais abraçadas quando crianças demonstram menos sintomas de estresse emocional e agressividade na vida adulta, e que as sensações táteis dos abraços protetores que recebemos na infância se mantêm no sistema nervoso até a vida adulta.

Isso significa que um abraço carinhoso é capaz de transmitir a mesma sensação de proteção, acolhimento, aceitação e amor que um dia recebemos quando crianças. Tudo isso nos remete à proteção materna — a primeira demonstração de acolhimento, amor e carinho que recebemos na vida.

Isso explica porque crianças que cresceram sem demonstração de afeto muitas vezes se tornam adultos inseguros, agressivos e com dificuldade de se relacionar. Essas pessoas não têm referência de afeto e encontram maneiras inconscientes de se proteger: elas podem ter adotado um comportamento agressivo para se defender de algum perigo, por exemplo, ou pode ser que evitem se relacionar por não saberem amar e ser amadas.

Quem cresce em um ambiente violento, por sua vez, pode começar a agir de forma violenta justamente por não saber se expressar de outra maneira. Quando uma criança não se sente acolhida, ela pode se sentir desvalorizada e que não é querida, desencadeando uma depressão na vida adulta.

Um “simples” abraço acolhedor em sua criança interior pode mudar toda essa programação que traz tanto sofrimento.

Na prática: acolhendo sua criança interior

Se você não teve afeto na sua infância, ou simplesmente quer se sentir amado e seguro, abra seu coração e faça esse exercício de acolhimento à sua criança interior.

Encontre um local confortável em que não será interrompido, coloque uma música relaxante e feche os olhos. Respire fundo algumas vezes, sinta e relaxe seu corpo. Aos poucos, imagine-se em um lindo bosque, caminhando, percebendo os detalhes, indo aonde levar sua imaginação. Sinta e veja a presença de uma pequena criança se aproximando, veja todos os detalhes e, aos poucos, perceba que essa criança é você quando tinha 5 ou 6 anos de idade.

Aproxime-se, pegue nas mãos, olhe nos olhos dessa criança e abrace-a fortemente. Dê a essa criança o máximo do seu amor e do seu carinho, faça com que ela se sinta protegida, segura e acolhida. Fique assim por alguns minutos e sinta que, na medida em que transmite, você recebe essas sensações de volta.

Fique bem íntimo dessa criança e diga: “nós sempre estaremos juntas, eu sempre estarei aqui para lhe proteger e lhe amar”. Respire fundo, imagine que essa criança se transforma em uma linda flor e coloque-a em seu coração. Despeça-se desse bosque e aos poucos vá retornando.

Lembre-se: abraço significa saúde física e emocional, ativa todo o corpo, auxilia na prevenção de doenças e acelera a recuperação do organismo. Um abraço traz a proteção, o amor e a segurança que o mundo está precisando tanto.

Perceba como abraçar é muito mais do que um gesto de carinho. Abraçar é um bem a você, ao próximo e ao todo. Não espere mais um minuto: pratique a Terapia do Abraço, abrace alguém agora e em todos os dias da sua vida. Você pode curar o mundo com o poder do abraço!

Imagem: © Depositphotos.com / toxawww

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter