O impacto emocional causado pela torcida brasileira nas olimpíadas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / william87 A torcida faz o atleta saber que existem pessoas que acreditam em seu potencial, deixando-o mais motivado a dar seu melhor para vencer.

Todas as pessoas têm um espírito competitivo em seu interior, buscando sempre ser o melhor em determinada atividade e conquistar reconhecimento. Quando existem pessoas que acreditam em nosso potencial e torcem pelo nosso sucesso, ficamos mais motivados para nos dedicar e dar melhor para vencer.

O contrário também acontece e, quando você torce muito por algo ou alguém, passa a desejar profundamente a vitória dessa pessoa e não mede esforços para motivá-la. Esse é justamente o espírito das torcidas esportivas: motivar, impulsionar e acreditar. Nas Olimpíadas Rio-2016 a torcida brasileira foi tão criativa e chamou quase tanta atenção quanto os atletas.

Muitas pessoas criticaram o envolvimento da torcida brasileira, especialmente as vaias dedicadas aos atletas rivais, e tanto atletas estrangeiros quanto a imprensa internacional destacaram o exagero e desrespeito por parte da torcida brasileira.

Por que torcemos?

O brasileiro é mais caloroso, emotivo e humano. O famoso “jeitinho brasileiro” é fiel na dor e na alegria: a torcida chora e sofre junto, luta, comemora e não tem vergonha de demonstrar sua emoção. A paixão pela emoção é o que move a cultura brasileira, e não a disputa pelo primeiro lugar.

As pessoas, sobretudo o brasileiro, são buscadoras de momentos emocionantes e que se eternizam. Em uma sociedade marcada por tantas emoções negativas, sentir uma emoção tão positiva e empolgante como uma vitória é reconfortante e necessário. Torcer fervorosamente por algo dá uma injeção de ânimo que faz o brasileiro se reabastecer para continuar a luta por um país mais justo.

Torcer e vaiar não se trata de perseguição ou desrespeito aos atletas estrangeiros: trata-se de uma maneira de enxergar um pouco de esperança em um mundo com tantas dificuldades e dores. As Olimpíadas serviram como um combustível para o povo brasileiro, não para minimizar ninguém, mas para acreditar na sua força.

Mas afinal, qual impacto emocional causado pela torcida brasileira nas olimpíadas? É possível uma torcida determinar o desempenho de uma pessoa?

O impacto emocional da torcida para os atletas

O impacto emocional causado pela torcida não depende exatamente de vaias ou incentivos, mas do estado emocional de cada atleta. Por mais preparada que a pessoa esteja, a pressão traz reações incontroláveis: as vaias, gritos e cantos podem fazer a pessoa se sentir pressionada.

O corpo responde de diversas formas a este tipo de situação. O processo começa no cérebro e compromete várias funções essenciais no esporte:

  • As pupilas dilatam, fazendo com que o atleta perca um pouco do foco na visão e tenha o equilíbrio comprometido;
  • A frequência cardíaca aumenta e a respiração fica mais curta, com absorção menor de oxigênio, fazendo com que o esportista se sinta mais cansado;
  • Os músculos entram em estado de tensão e ficam contraídos, prejudicando a execução dos movimentos. Como consequência, o competidor pode acabar errando aquele chute ou aquele movimento que normalmente acertaria.

Todas essas coisas acontecem de forma inconsciente e de maneira muito rápida, fazendo com que o atleta perca o controle. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que o atleta esteja com total controle sobre suas emoções.

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter