O impacto emocional causado pela ausência do pai na infância, segundo a psicologia

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / ilona75 Geralmente as crianças que sofrem abandono do pai podem desenvolver diversos problemas como depressão, ansiedade e falta de confiança.

A ausência ou rejeição do pai durante a infância pode influenciar diretamente na maneira como os indivíduos lidam com os relacionamentos e na forma como percebem as coisas que acontecem ao seu redor na vida adulta. As primeiras experiências da infância afetam a qualidade da vida adulta e influenciam na forma como a pessoa tratará seus filhos no futuro.

Em geral, pessoas que sofreram com o abandono durante a infância podem apresentar problemas de relacionamento pessoal, no ambiente escolar e na vida profissional. Além disso, esses indivíduos podem desenvolver quadros de depressão, baixa autoestima, ansiedade e falta de confiança.

Rodrigo Fonseca, presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), diz que ser rejeitado é um dos maiores medos do ser humano. “Durante a infância somos com uma folha de papel em branco e todas as experiências vividas durante a nossa primeira infância ficam registradas nesta folha, que podemos chamar de subconsciente. A origem de todas nossas emoções está na maneira que vivemos nossos primeiros anos de vida”, explica ele.

Como superar a ausência do pai durante a infância

Para superar um trauma é preciso compreender que por trás de toda experiência existe um propósito e um aprendizado. Essas experiências podem tornar uma pessoa mais frágil ou mais forte. É importante refletir sobre como o trauma tem influenciado a sua vida, a maneira como você lida com seus relacionamentos e a pessoa que você se tornou. Talvez você tenha aprendido a ser mais resiliente perante as adversidades que a vida apresenta.

Pessoas que não tiveram seus pais presentes podem apresentar algumas dificuldades para confiar e se entregar aos relacionamentos e tendem a não demostrar seus sentimentos. É importante reconhecer a raiz deste comportamento para, assim, não ter medo de se relacionar e confiar nas pessoas.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar a superar

Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, você conquistará ferramentas para acessar e conhecer suas emoções e história de vida. A partir dessa consciência, é possível trabalhar e ressignificar cada trauma.

Se você sofreu com a ausência do pai durante a infância e quer curar traumas emocionais, dando um novo sentindo a sua história de vida, desenvolva sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter