No Dia Mundial do Combate ao Câncer, veja como a IE pode ajudar durante o tratamento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / prudkov Mesmo sendo uma doença assustadora, o câncer hoje está deixando de ser visto apenas como um problema incurável que leva à morte.

Receber a notícia de que está com câncer geralmente traz um impacto emocional muito grande, afetando todas as esferas da vida do paciente: seus familiares, sua rotina de trabalho, a aparência física e até a vida social. Em paralelo a isso, é preciso administrar todos os medos relacionados com a descoberta de uma doença grave e ao tratamento que precisará ser enfrentado.

É comum que muitos questionamentos apareçam nesse momento: como contar para os parentes e amigos mais próximos sobre a doença? Como será o tratamento? O cabelo vai cair? Quanto tempo eu tenho de vida? Todas essas mudanças e temores causam reações emocionais muito fortes, são elas:

  • Ansiedade;
  • Alterações no sono;
  • Vulnerabilidade;
  • Cansaço;
  • Pensamentos negativos;
  • Esgotamento físico e emocional;
  • Dúvidas existenciais;
  • Medo da morte.

É necessário dar atenção especial a essas questões emocionais — que afetam não apenas a qualidade de vida do paciente, mas também influenciam diretamente na sua reação diante do tratamento.

Como a IE (Inteligência Emocional) pode ajudar no tratamento contra o câncer

O corpo é um reflexo das emoções, pensamentos e crenças de cada um. Quando algo não vai bem, o organismo encontra um meio de sinalizar que há um problema. As enfermidades são manifestações do inconsciente, que utiliza as doenças para indicar a existência de questões internas mal resolvidas.

Do ponto de vista da Inteligência Emocional, o câncer se manifesta em regiões do corpo que guardam mágoas. Emoções em deficiência ou excesso, resistência às mudanças e padrões limitantes são alguns fatores que levam ao desequilíbrio emocional e podem estar associados a doenças. É muito importante que o paciente em tratamento entenda que, além de possíveis cirurgias e tratamentos com quimioterapia e radioterapia, é fundamental cuidar das emoções para lidar com a situação da melhor maneira possível.

Pacientes que conseguem acessar suas reações emocionais e aprender a lidar com o estresse, o medo e ansiedade que aparecem ao longo do processo de tratamento geralmente apresentam uma capacidade maior de resiliência, pois sabem olhar para esse momento da vida como uma oportunidade de rever valores e comportamentos.

Por mais que seja uma doença assustadora, o câncer tem deixado de ser visto como um problema incurável que leva à morte. Existe uma série de tratamentos eficazes que apresentam resultados bastante satisfatórios.

Vale lembrar que esta doença se desenvolve devido a diversos fatores, sendo que um deles é o desequilíbrio emocional. Por esse motivo é importante investir no desenvolvimento da Inteligência Emocional para estabilizar todos os sentimentos que são aflorados durante o tratamento e obter uma melhor qualidade de vida.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter