Hábitos condicionados: Saia do automático!

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Todas as nossas atividades começam no cérebro, e ao contrário do que muitos pensam, o cérebro é plástico e vive em constante mudança. Ele está sempre pronto para adotar novos hábitos ou eliminar hábitos antigos. Esse funcionamento é chamado de neuroplasticidade cerebral – característica que torna nosso cérebro flexível e mutável.

Entenda a Neuroplasticidade cerebral:

Quando fazemos algo novo, pela primeira vez, nosso cérebro começa a criar caminhos neurais para essa atividade e, depois de alguns dias repetindo a mesma coisa, esse caminho fica mais forte, funcionando automaticamente e tornando nossas atividades em hábitos inconscientes, como andar de bicicleta. Da mesma forma, quando deixamos de fazer algo habitual, tiramos a força desses caminhos neurais, até que eles desapareçam e nos livremos dos maus hábitos, como roer unhas.

Isso quer dizer que, fazendo ou não algum esforço, nosso cérebro está todos os dias mudando, se adaptando, se moldando. E mostra também porque é tão difícil mudar um hábito: nós condicionamos nosso cérebro, e depois viramos escravos desse condicionamento, já que é muito mais fácil construir um caminho neural do que eliminar um caminho que já está forte.

E como usar as vantagens do nosso cérebro em nosso benefício?

Podemos nos beneficiar de duas maneiras: criando bons hábitos e eliminando maus hábitos. Criando bons pensamentos e emoções e eliminando maus pensamentos e emoções.

Criando bons hábitos:

Quando uma atividade se repete, o caminho neural ganha mais força e fica cada vez mais difícil de se quebrar. Se desejamos incluir um comportamento ou pensamento positivo nas nossas vidas, precisamos apenas repeti-lo por algumas vezes, até que esse caminho ganhe força e se torne um hábito inconsciente. Podemos fazer esse movimento para incluir atividades físicas, alimentação saudável, pensamentos positivos, entre muitas outras coisas.

Eliminando maus hábitos:

Se desejamos mudar um comportamento ou pensamento, precisamos tirar a força automática que ele tem nas nossas vidas, agindo conscientemente contrário do que ele está habituado. Esse caminho é um pouco mais difícil, porque já tem forças para existir, mas para acelerar esse processo, podemos em vez de apenas desfazermos a atividade, começarmos a fazer outra nova atividade. Assim, as alterações cerebrais de construção e destruição dos caminhos neurais acontecerão mais rápido, já que dessa maneira o cérebro está trabalhando dobrado. Esse movimento é útil quando decidimos parar de fumar, beber, roer unhas, pensar em algo que nos traga tristeza – uma única vez que você deixa de agir automaticamente e sem consciência, já é suficiente para começar a tirar a força desse caminho.


A consciência do que você quer e do que não quer para a sua vida é o primeiro passo para saber como agir. Depois disso, basta você saber onde colocar sua energia: em criar ou desfazer aquilo que seu cérebro está pronto para receber. Viver conduzido por ações inconscientes do seu cérebro é como perder o seu poder de escolha. Nós podemos mudar o nosso cérebro todos os dias e com isso, mudar a nossa vida a qualquer hora.

[pexyoutube pex_attr_src=”https://www.youtube.com/watch?v=aOrxPMTJ0ck”][/pexyoutube]

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter