Não desista! 4 dicas de como ter foco para emagrecer

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Mikhailava_Alesia Uma das coisas mais difíceis é conseguir manter foco para emagrecer, porém existem algumas dicas dentro da inteligência emocional ideias para alcançar a sua meta, uma delas é sempre ter confiança e emoções positivas.

Segundo estudo publicado pela revista científica Lancet, um quinto dos adultos brasileiros estão obesos. Isso representa quase 30 milhões de pessoas. As mulheres são que mais apresentam o problema: 23% delas são obesas, enquanto entre os homens o índice é de 17%.

Estar acima do peso traz complicações para autoestima, para a vida social e para a saúde do indivíduo. Isso porque a obesidade é um fator de risco para doenças como hipertensão, diabetes e câncer. Por isso, estar com o peso adequado vai muito além de estética: emagrecer, muitas vezes, é sinônimo de saúde e bem-estar.

Os principais métodos usados para emagrecer são as dietas, prática de atividade física, realização de procedimentos estéticos e até intervenções cirúrgicas. Embora todas essas medidas ajudem a perder peso e manter um corpo magro, também é importante entender como a sua mente tem poder sobre este processo de emagrecimento.

Preste atenção às suas emoções

Carência, culpa, raiva, solidão e ansiedade são sentimentos que podem provocar diferentes reações nas pessoas, e muitas acabam descontando essas emoções na comida. Quando as emoções agem em sua vida e você não consciência das reações que elas geram, a tendência é que você crie formas inconscientes de extravasar o desequilíbrio emocional. Descontar as emoções na comida é uma válvula de escape para desequilíbrios internos.

Sinais que você está descontando as emoções na comida

  • Comer mesmo quando não está com fome;
  • Descontar as situações de estresse na comida;
  • Comer para se sentir emocionalmente satisfeito;
  • Usar a comida como recompensa.

Dicas de Inteligência Emocional para manter o foco na dieta

Identifique as armadilhas

Faça uma lista com os hábitos que estão impedindo seu processo de emagrecimento e identifique as emoções que despertam sua vontade de comer. Elimine a fome emocional e trace caminhos para aliviar esses sentimentos sem a comida e encontrar alternativas práticas para acalmar seus sentimentos.

Comprometa-se

Após ter consciência do seu histórico alimentar e da sua relação com a comida, é hora de comprometer-se verdadeiramente com seus desafios para alcançar o resultado.

Estabeleça uma meta

Coloque no papel o peso que você deseja alcançar, quanto tempo é necessário e as estratégias que você irá utilizar para chegar lá.

Tenha confiança e emoções positivas

O processo de emagrecimento leva tempo e, mesmo quando a meta é alcançada, é necessário fazer a manutenção dos resultados. Para ter certeza da sua habilidade de alcançar o sucesso, mentalize diariamente como você irá se sentir quando atingir o peso que você colocou como meta e comprometa-se a gastar um minuto visualizando você mesmo dessa forma.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter