Melhoria profissional com a consultoria de carreira

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Até poucos anos atrás, os profissionais construíam suas carreiras a partir das oportunidades que as empresas apresentavam. Este cenário mudou bastante e, atualmente, quanto mais o profissional estiver preparado, mais oportunidades ele pode criar para sua carreira.

Isso quer dizer que, para atingir seus objetivos profissionais, você precisa conhecer as necessidades do mercado e estabelecer metas e rotas para sua trajetória.

Um dos papéis da consultoria de carreira é justamente preparar as pessoas para uma ascensão profissional — para conquistar um cargo específico, mudar de área ou para conseguir uma recolocação no mercado.

Para isso, o consultor de carreira precisa estar atento ao mercado de trabalho e aos talentos do cliente, de modo a unir os interesses de quem busca (empresa) e quem tem algo a oferecer (profissional).

O que é consultoria de carreira?

A consultoria de carreira foca na melhoria dos resultados profissionais e na elaboração de planejamentos para alcançar determinadas metas para a carreira. Para isso, uma série de perguntas devem ser respondidas, tais como:

– onde o profissional deseja chegar?
– o perfil do profissional é coerente com suas metas?
– o mercado é favorável?
– quais atitudes o profissional precisa mudar para alcançar seus objetivos?
– que aspectos explorar?
– quais os próximos passos?

O consultor de carreira não toma as decisões pelo profissional, nem exige mudanças em relação à sua personalidade. A consultoria serve apenas como orientação, levantando reflexões que levam à construção de um profissional mais completo e competitivo para o mercado.

O ponto de partida para a melhoria profissional com a consultoria de carreira é o despertar das habilidades, valores, expectativas e características predominantes do cliente, além da verificação das questões psicológicas e criação de estratégias para melhorar os pontos fracos.

Desenvolvimento profissional

A consultoria de carreira ajuda a avaliar resultados e enxergar oportunidades sobre o seu momento profissional. Veja algumas reflexões trabalhadas na consultoria de carreira e que poderão contribuir para o seu desenvolvimento profissional:

Você tem consciência de sua importância?

Reflita sobre como você contribui para a empresa e para sua equipe. Você deve ter isso claro para sentir que tem um papel importante, seja qual for sua função.

Quais são suas realizações?

Você conseguiria conquistar sua vaga se ela estivesse em aberto? Quantifique e qualifique todas as suas realizações no trabalho atual, avaliando se você está entregando tudo o que prometeu quando fez a entrevista para conquistar o emprego. Caso negativo, descubra o que mudou e causou sua desmotivação.

Faça uma autoavaliação

Analise quais fatores foram favoráveis para alcançar suas metas e quais atrapalharam seu trabalho. Relacione suas realizações e o que ficou em aberto desde que definiu suas últimas metas. Identifique quais qualidades e talentos foram favoráveis e quais limitações impediram a concretização de seus objetivos.

Com isso, você vai perceber que algumas falhas e conquistas são responsabilidade inteiramente sua, enquanto outras foram afetadas pelo ambiente. Esta consciência é fundamental para que você tenha recursos para mudar o que precisa ser mudado.

Em que etapa do seu plano de carreira você está?

Caso nunca tenha um planejamento de carreira, faça urgentemente. Isso porque saber para onde está indo é fundamental para ter motivação e identificar se você está no caminho errado.

Caso você já tenha um plano de carreira, lembre-se de rever periodicamente suas metas e rotinas. Uma vez que as mudanças externas afetam nossas escolhas, é necessário se adequar constantemente aos acontecimentos.

Treinamentos de liderança

Se você quer recomeçar ou dar uma guinada na sua carreira, é importante despertar o líder que existe em você e assumir o controle de sua vida. Conheça o Método LOTUS de Inteligência Emocional, que trará todas as ferramentas necessárias para que você consiga alcançar sucesso profissional e pessoal.

Imagem: © Depositphotos.com / Melpomene

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter