“Mãe eu te amo”, como fazer um pedido de desculpas para sua mãe

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Goodluz Pedir desculpas por um erro cometido é essencial para a construção de um relacionamento familiar saudável.

Ao longo da infância, a mãe representa a principal fonte de amor e conforto para o indivíduo que, desde a gestação, depende exclusivamente de sua progenitora para sobreviver e desenvolver suas capacidades emocionais. Durante a primeira infância, que vai até os 7 anos de idade, o ambiente familiar interfere diretamente no desenvolvimento de toda estrutura psicológica e emocional da criança, formando sua identidade e definindo a maneira como a pessoa se comportará na vida adulta.

O relacionamento entre a mãe e filho tem influência direta na formação do caráter, dos valores e das crenças individuais. Esse vínculo geralmente é marcado por uma segurança profunda, mas existem casos em que as turbulências e dificuldades estão muito presentes nessa relação. Este tipo de dificuldade para se comunicar pode ser superado por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional, uma habilidade capaz de proporcionar uma relação familiar mais saudável e marcada pela compreensão, respeito e aceitação.

Qual a importância de perdoar?

Libertar-se das mágoas e ressentimentos é o primeiro passo para a construção de um relacionamento mais saudável com sua mãe. Para isso, perdoar e pedir perdão é essencial, assim como entender que os erros cometidos no passado não tiveram a intenção de prejudicar. Independentemente do que você desaprova na sua mãe e dos motivos que causaram as rusgas no relacionamento entre vocês, é necessário aceitar as diferenças e aprender a conviver com elas. Tenha em mente que o fato de ela ser mãe não anula a possibilidade de que ela cometa erros, assim como você.

Qual a importância de pedir desculpas?

Pessoas que estão habituadas a pedir desculpas mostram um dos mais importantes sinais de Inteligência Emocional: a autorresponsabilidade. Quando você é capaz de assumir seus erros e enxergar sua responsabilidade por trás de cada um deles, o hábito de vitimização deixa de fazer parte de sua vida.

Pedir desculpas mostra que você está disposto a consertar e aparar as falhas que eventualmente você pode ter cometido no relacionamento com a sua mãe. Reconheça suas limitações e mostre-se disposto a rever suas atitudes.

Aproveite essa data tão especial e não perca mais tempo: abrace a sua mãe e diga quanto ela é importante para sua vida. Lembre-se de fazer isso não apenas no dia das mães!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter