Liderança: como motivar minha equipe?

Liderança: como motivar minha equipe?

Publicado em: 08/06/2018 Por: Redação SBie

© Depositphotos / mast3r Não existe um estilo único de liderança, a maneira de conduzir a equipe é determinada pelas características e personalidade de cada líder.

Liderar nem sempre é fácil. A liderança é a capacidade de uma pessoa motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Mas, se as coisas não correm como o esperado, como motivar minha equipe?

Se você é o líder de uma equipe, você sabe que é fundamental buscar a melhor forma de conduzir as pessoas para os objetivos da empresa. É importante sempre tentar fazer a sua equipe atingir sua maior performance e conseguir com que todos os colaboradores deem o melhor de si e sejam o melhor que eles podem ser para a organização. Mas, como agir se essa equipe está desmotivada?

O papel da liderança

Uma empresa rende mais e conquista os melhores resultados quando todos os funcionários trabalham em conjunto e em perfeito alinhamento com os objetivos estabelecidos. E um bom líder sabe disso.

Não basta apenas mandar e delegar tarefas: é preciso trazer todos os profissionais para o lado do líder e dar a motivação necessária para que cada pessoa se entregue ao máximo no dia a dia. Esta tarefa, entretanto, não é tão simples quanto parece. Motivar equipes requer preparo e utilização das técnicas certas para que as metas sejam alcançadas.

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que uma liderança inspiradora entende e valoriza o comportamento humano, e assim motiva as pessoas e faz seus colaboradores atingirem os melhores resultados, tornando uma empresa lucrativa. O papel de um líder moderno é totalmente oposto à figura do chefe tradicional, que só manda e não liga para os funcionários.

Como motivar minha equipe?

Confira algumas estratégias para alavancar resultados concretos e eficientes na sua empresa:

Alinhe sua empresa

O primeiro passo é estar alinhado com todos os setores da empresa. De início, você como líder deve conhecer todos os processos da empresa do começo ao fim, desde o administrativo aos comerciais e operacionais, conhecendo também os pilares básicos da organização.

Deixar claro a seus colaboradores que eles fazem parte de um propósito em comum também é um fator importante para motivar sua equipe. É preciso todos estarem alinhados, buscando os mesmos resultados.

Demonstre interesse

Um bom líder deve demonstrar interesse para com os colaboradores. Apoiá-los como indivíduos, enxergando suas vidas como um todo, demonstrando interesse e ajudando-os da melhor forma possível, pois assim garante-se o equilíbrio entre bem-estar e comprometimento para alcançar os resultados.

Um líder moderno mantém sua equipe do seu lado, e é capaz de entender as necessidades da equipe que gerencia. Além disso, para aproximar ainda mais as pessoas dos diferentes setores da empresa, o líder deve investir em atividades recreativas para integrar os colaboradores e descontrair o ambiente.

Saiba elogiar

Um bom líder sabe cobrar resultados e criticar quando a situação exige, mas também sabe elogiar quando é preciso. Todo funcionário gosta de receber um feedback positivo após um trabalho bem feito, e isso o motiva a sempre se dedicar a entregar bons resultados. O feedback, portanto, só trará aspectos positivos ao ambiente.

Invista em capacitações para os funcionários

Uma excelente estratégia de liderança e motivação é a contribuição para o aprendizado e desenvolvimento dos funcionários por meio de capacitações externas. Além de transmitir uma imagem positiva e valiosa para todos os colaboradores, que passarão a enxergar a empresa como uma parceira, este investimento terá como retorno o aproveitamento de novas competências dos funcionários.

Os treinamentos podem ser internos, trazendo um profissional de desenvolvimento de performance para dentro da sua empresa, ou externos, quando você envia um ou mais membros da sua equipe para um curso em outra instituição. Seja qual for a decisão, estimular seus funcionários a estarem em constante desenvolvimento é uma forma de trazer novos ares para a empresa e também de incentivar que os colaboradores utilizem o que foi aprendido no dia a dia.

Acolha sua equipe nas decisões

Quando sua equipe é envolvida no processo de tomada de decisões você aumenta a responsabilidade de todos, estimulando um papel mais ativo de cada um. É muito comum que um funcionário tenha uma ideia brilhante e que pode resolver os problemas da empresa, mas não se sente motivado ou confortável para propor suas ideias com a equipe.

O papel do líder é justamente de estimular a participação das pessoas no ambiente criativo da empresa, motivando seus funcionários a participarem mais e fazendo com que se sintam mais à vontade.

Conheça e acompanhe o dia a dia da empresa

Estar a par do que acontece na empresa é extremamente importante para garantir que seus funcionários confiem em você. O ideal é ser sempre o mais claro possível e se comunicar constantemente com seus colaboradores. Use os mecanismos de comunicação interna (como reuniões, memorandos, e-mails e mensagens eletrônicas), mas sempre valorize uma conversa olho no olho.

Procure ouvir atentamente e entender quais são as dificuldades e insatisfações dos seus colaboradores. E, o mais importante, apresente soluções para as demandas que forem reportadas.

Recompense o bom trabalho

Sua equipe pode estar desmotivada porque os funcionários acreditam que não serão recompensados por um bom trabalho. Isto é péssimo para sua empresa, porque inibe a inovação e o esforço da equipe de conseguir resultados excepcionais.

A empresa fechou o ano com resultados além da expectativa? Comemore com seus funcionários! O funcionário alcançou uma meta além da média? Ofereça um bônus em dinheiro, dias de folga ou até mesmo prêmios como viagens e almoços. Alguém teve uma idéia criativa ou eficaz? Um simples feedback positivo e um elogio público já podem recompensar demais seus colaboradores.

Desenvolva sua inteligência emocional

A inteligência emocional desempenha um papel fundamental na liderança. Os bons líderes são aqueles que não perdem o controle, são autoconfiantes e enfrentam os desafios de forma calma, deixando de lado os problemas pessoais.

Se você quer se tornar um bom líder, desenvolva sua competência emocional: no Método Lotus você irá reconhecer seus programas emocionais que disparam sentimentos e comportamentos indesejados, para gerar mudanças efetivas e espontâneas em sua vida pessoal e profissional.

A grande oportunidade
de mudar sua vida!

Pesquisas constatam que pessoas com alto grau de
Inteligência Emocional são mais realizadas e felizes.

Translate »