Inteligência Emocional: reeducação financeira

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos. com /rastudio Com Inteligência emocional, você desenvolverá suas competências emocionais, eliminando as crenças limitantes que te impedem de crescer.

Para algumas pessoas, falar sobre finanças ainda é considerado um grande tabu. entretanto, você deve ter em mente que o dinheiro deve ser um grande aliado de suas metas.

O primeiro passo é compreender qual a relação emocional que você tem com o dinheiro. É necessário ter em mente que todas as nossas crenças, inclusive as relacionadas ao dinheiro, tiveram raízes vindas de nossas experiências e todas as informações recebidas durante a infância, pais, cuidadores, professores e orientadores são os principais responsáveis por formar essas ideias.

Por isso, avalie qual o papel do dinheiro na sua infância e como ele influenciou a relação com sua família. A tendência é que você sempre repita os mesmos padrões comportamentais aprendidos durante a infância, mesmo que de maneira inconsciente.

Traga consciência para a sua história com o dinheiro, mudando sua relação com ele e se sentindo merecedor dele. Então, como é possível fazer uma reeducação financeira? A primeira coisa para começar a sua reeducação financeira, é saber aonde está a sujeira. Identifique seus maiores gastos em seu extrato anual e compare com o seu salário.

Você gasta mais do que recebe?

Está na hora de começar essa grande faxina. Algumas maneiras de fazer isso é avaliando aonde estão as maiores sujeiras fixas, como: aluguel, iptu, ipva. Caso isso esteja pesando em seu extrato, está na hora de avaliar se o seu padrão de vida está de acordo com o seu bolso. Depois disso, avalie quais são os respingos que poderão ser eliminados, como por exemplo: as taxas do banco. caso você não saiba, a conta digital é isenta de taxas de transações, pois não necessita de atendimento pessoal para isso. Além do mais, algumas oferecem isenção de taxas mensais, anuidade de cartões e emissão de boleto.

Comece o seu planejamento

Depois de fazer essa faxina, está na hora de começar o seu planejamento, quando não há controle das despesas, é muito mais fácil se perder. Uma dica muito legal é utilizar um gráfico de pizza, ou como gosto de fazer: potes.

Separe esses potes para: despesas fixas, metas a longo prazo, educação, despesas básicas, diversão e doação. Pois, lembre-se tudo que você entrega o universo te devolve.

Por fim, depois de realizar sua faxina e seu planejamento, temos duas opções: cortar gastos ou gerar mais receita. Caso você pense na segunda opção, a renda extra é uma ótima maneira de aumentar seus ganhos mensais.

Avalie suas habilidades

Transforme isso em dinheiro, atualmente, existem diversas maneiras disso até por aplicativos, como: motorista particular, aluguel de casa, passeador de cachorros, manicure e diversas outras maneiras de utilizar seus talentos ao seu favor. Use sua criatividade!

Inteligência emocional

Se o dinheiro fosse uma pessoa, como ela seria para você? Nessa caminhada, desenvolver a inteligência emocional é fundamental para criar as competências necessárias ao encarar o desafio de administrar suas finanças.

Para isso, a SBie tem uma grande trilogia para você. LOTUS  onde o primeiro treinamento você desenvolverá suas competências emocionais, eliminando as crenças limitantes que te impedem de crescer. o segundo, será um grande encontro com o seu talento, você terá a oportunidade de atingir voos ainda maiores. e por fim, você será livre, uma experiência que mudará completamente o seu relacionamento com o dinheiro.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter