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Insônia: confira 3 técnicas de relaxamento para conseguir dormir bem

Publicado em: 05/12/2017 Por: Redação SBie

© Depositphotos.com / dima_sidelnikov A falta de energia ocasionada pela privação do sono gera problemas que interferem significativamente na vida pessoal, profissional e na saúde física

A dificuldade para dormir e ter uma noite tranquila para recarregar as energias e descansar o corpo e a mente pode prejudicar muito a vida de maneira geral. A insônia pode ser ocasionada por diversos fatores: preocupações em excesso, traumas, ansiedade ou problemas específicos de saúde.

Trata-se de um distúrbio do sono que prejudica diretamente a qualidade de vida do indivíduo, uma vez que este é um problema que gera cansaço, irritabilidade, dificuldades de concentração e problemas de humor.

Além disso, a falta de energia ocasionada pela privação do sono gera problemas que interferem significativamente na vida pessoal, profissional e na saúde física e emocional do indivíduo.

Principais causas que desencadeiam o problema

  • Excesso de preocupações relacionadas a assuntos específicos e pontuais;
  • Ansiedade
  • Estresse por conta do trabalho
  • Rotina irregular e alterações no relógio biológico
  • Depressão
  • Hábitos prejudiciais como tomar muito café, o uso de álcool, nicotina, consumo de medicamentos que possuam substâncias estimulantes ou trabalhar em excesso e até tarde.

Você sabia que as suas emoções podem desencadear o problema?

Muitos transtornos ou doenças são maneiras que o corpo encontra para sinalizar que algo não vai bem. O organismo nota esse desequilíbrio e o manifesta por meio da insônia.

É comum que mulheres grávidas tenham insônia por conta dos diversos desconfortos físicos relacionados a gestação, além dos desequilíbrios hormonais e da ansiedade pela chegada do bebê.

A inteligência emocional defende que os bebês sentem e interpretam tudo que a mãe sente durante o período gestacional e, por esse motivo, pessoas que sofrem de insônia crônica podem ter desenvolvido o problema ainda no útero.

Nesses casos, procedimentos terapêuticos são ferramentas eficientes para solucionar o problema por meio de reprogramação emocional e autoconhecimento.

É possível minimizar o problema e até mesmo a evitar a insônia?

Existem técnicas muito eficientes para minimizar os pensamentos e emoções que geram a insônia.

Prepare o ambiente e evite deitar com a televisão ligada ou ouvindo música. Desconecte-se e utilize seu quarto apenas para relaxar e dormir. Diminuir a luz, evitar ruídos e qualquer tipo de agitação é fundamental, assim como não realizar atividades estimulantes antes da hora de ir para a cama.

Estabeleça uma rotina e tenha horários bem definidos para dormir e acordar. Isso auxilia no condicionamento da mente e do corpo e, consequentemente, ajuda a combater a insônia.

Elimine hábitos ruins, evite comer muito antes de dormir e faça refeições mais leves durante a noite. Ingerir bebidas alcoólicas, cafeína, e nicotina pioram ainda mais os episódios de insônia.

Técnicas de relaxamento para diminuir a ansiedade

Relaxamento muscular progressivo

Aliviar a tensão muscular e afastar as preocupações ajuda a evitar a insônia. Para isso, contraia e descontraia os diferentes grupos musculares do seu corpo. Com essa técnica, sua mente irá focar na sensação de bem-estar e ajudará a reduzir os pensamentos que geram a ansiedade que dificulta o sono.

Respiração e relaxamento

Esvazie os pulmões e, em seguida, inspire suavemente pelo nariz. Conte até quatro de maneira pausada e deixe a barriga se expandir. Por fim, expire de forma suave, contando até seis. Faça isso 8 vezes por minuto e encontre um ritmo confortável.

Cuide das suas emoções e tenha noites de sono mais tranquilas

Por último e não menos importante: cuide de suas emoções! Aprender a identificar e lidar com as próprias emoções é fundamental para ter noites de sono mais tranquilas. Evitar o estresse, minimizar as preocupações, reduzir a ansiedade e perceber maneiras de lidar com as emoções de forma saudável é fundamental para diminuir as tensões que causam dificuldade para adormecer. Desenvolver sua inteligência emocional é uma das principais maneiras para eliminar a dificuldade para dormir da sua vida.

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Pesquisas constatam que pessoas com alto grau de
Inteligência Emocional são mais realizadas e felizes.