A importância do treinamento psicológico para atletas de alto rendimento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / fotokostic O treinamento psicológico ajuda atletas de alto rendimento à obter bons resultados.

No mundo esportivo, é muito comum vermos atletas de alto nível técnico apresentando resultados abaixo do esperado e desejado. Por mais preparado que o esportista esteja, o bom desempenho nas competições não depende apenas de treino físico, o treinamento psicológico também é fundamental para a obtenção de bons resultados.

Concentração, autoconfiança e motivação são habilidades que não são treinadas no preparo físico. Isso explica porque muitos atletas chegam nas competições e não apresentam o mesmo desempenho que conseguem nos treinos. Atletas que não desenvolvem as habilidades mentais durante os treinos têm muito mais dificuldade para lidar com a pressão e com o estresse que existe nas competições, pois são dominados pelas suas emoções.

Quando uma pessoa se sente pressionada ou perde o controle de suas emoções, o corpo responde de diversas formas, comprometendo funções físicas essenciais no esporte. O nervosismo, a falta de motivação, de foco e de autoconfiança podem colocar tudo a perder.

Treinamento psicológico para atletas

O treinamento psicológico deve começar desde os treinos, e não somente momentos antes da competição. Veja as cinco habilidades mentais que todo atleta precisa desenvolver para ter um bom desempenho:

Autoconhecimento

O autoconhecimento facilita a percepção corporal e comportamental, permitindo que o atleta se previna para não se descontrolar em um momento de pressão.

Inteligência Emocional

Cada emoção gera uma reação ou uma sensação, como tensão, irritabilidade, ansiedade, medo, alegria ou pressão. Saber como controlar e lidar com cada emoção é fundamental para não se afetar com a sensação provocada por ela.

Motivação

O atleta deve saber exatamente o que o motiva a estar ali: reconhecimento, dinheiro, status, aprovação, realização, necessidades e missão. Uma pessoa consciente da sua motivação dificilmente desiste das coisas.

Relacionamento interpessoal

Também é fundamental que o atleta saiba lidar com as emoções dos seus colegas, ter empatia e compaixão para criar relações saudáveis, aceitar as diferenças e saber conviver com elas, minimizando a necessidade de criticar e competir.

Autoconfiança

Confiar na própria capacidade, desenvolver os potenciais e minimizar as limitações é essencial para eliminar a necessidade de competição com os outros. A competição esportiva faz parte da vida do atleta, mas a competição entre pessoas só mostra falta de autoconfiança e necessidade de autoafirmação. Uma pessoa que reconhece seu potencial só disputa no esporte e, sabe lidar perfeitamente com as derrotas.

Inteligência Emocional e alta performance

É somente a partir do desenvolvimento da Inteligência Emocional que um atleta consegue manter sua meta e usar todo o seu potencial, não deixando que nenhum fator emocional atrapalhe seu desempenho e a construção da sua carreira. Se você é atleta e quer descobrir como ter controle emocional para ter alta performance, venha treinar suas emoções no Método LOTUS!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter