A importância de superar desafios e o benefício disso para a Inteligência Emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / lightsource Superar os desafios impostos pela vida é uma tarefa que exige o desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Para superar os desafios, encarar situações que parecem não ter saída e enfrentar as adversidades é fundamental ter resiliência para não entrar em desespero diante dos imprevistos.

Ser resiliente significa ter a capacidade de absorver os impactos da vida e, mesmo assim, se manter firme e focado. Essa habilidade permite que o indivíduo aprenda com os próprios erros e lide de maneira inteligente com suas emoções.

Entender como as emoções interferem em seu comportamento e reações é o primeiro passo para alcançar a habilidade de ser resiliente. Isso porque as emoções estão presentes em todas as esferas da vida do ser humano, e saber administrá-las de maneira correta cria ferramentas para que a pessoa canalize seu potencial e consiga elevar ao máximo seu próprio desenvolvimento.

Como a Inteligência Emocional ajuda a enfrentar os desafios

Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), explica que Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer as próprias emoções e entender o impacto que elas causam no cotidiano. “A habilidade de redirecionar cada emoção e potencializa-las, de modo a alcançar resultados positivos em diversas áreas da vida, é o principal pilar da Inteligência Emocional”, explica.

Para superar os desafios e ter uma vida mais equilibrada, portanto, é fundamental desenvolver cada uma das próprias emoções, o que significa conhecer, entender, perceber e administrar os estímulos que chegam ao cérebro emocional.

A vida sempre irá apresentar desafios, e todas as pessoas possuem algum tipo de limitação — seja física, emocional ou ambiental. Diante disso é possível escolher entre duas opções: tornar-se vítima das situações ou transformar o desconforto em motivação para superar e enfrentar as barreiras internas ou externas.

Inteligência Emocional e autoconfiança

Todos os indivíduos nascem com a capacidade de realizar coisas. Se você tem dúvidas a respeito disso, basta parar por alguns instantes e refletir sobre todos os desafios que você já enfrentou em sua vida e conseguiu superar, identificando o quanto foi possível evoluir com essas experiências.

Por mais que a vida insista em desafiá-lo, é perfeitamente possível enfrentar essas situações quando há consciência das próprias competências e habilidades. Portanto, conheça sua essência, entenda seus objetivos e conecte-se com seus sonhos. Esse exercício é transformador e traz uma consciência maior das ferramentas que você possui para realizar tudo o que deseja para sua vida.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Algumas pessoas possuem a resiliência como uma característica natural, enquanto outras precisam trabalhar e desenvolver essa habilidade por meio de treinamentos de Inteligência Emocional. Se este é o seu caso, conheça o Método LOTUS — um treinamento que proporciona uma imersão profunda e possibilita um entendimento real dos seus padrões limitantes, criando ferramentas para que você consiga superar todos os desafios da vida pessoal, profissional e familiar.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter