A importância de saber ouvir o parceiro no casamento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photography33 Um dos pontos fundamentais de um relacionamento é a comunicação entre o casal.

Construir um relacionamento saudável e duradouro é o sonho de muitas pessoas e, quando ele se realiza, podem acontecer diversos probleminhas na vida cotidiana que prejudicam a relação. Por mais que as expectativas e as intenções de ambos os envolvidos no relacionamento sejam as melhores, aspectos como falta de tempo, interesses divergentes e falhas na comunicação podem gerar discussões e brigas desnecessárias e que são prejudiciais à harmonia do relacionamento.

Para evitar este tipo de desgaste, é fundamental investir na comunicação entre o casal. Saber ouvir o outro é a melhor maneira de resolver as questões de maneira adequada e evita danos à cumplicidade do casal. Além disso, é necessário ter consciência para encarar os problemas e alcançar a maturidade emocional no relacionamento.

É preciso ter em mente que os desacordos sempre estarão presentes dentro de uma relação humana, e isso é absolutamente normal: afinal, são duas pessoas diferentes, com bagagens emocionais e histórias de vida diferenciadas, e é comum que aconteçam discussões sobre determinadas situações.

Qual a importância de ouvir seu parceiro?

É muito comum que os casais, depois de um certo tempo de relacionamento, entrem em uma espécie de disputa para ver quem está com a razão. Esta é uma atitude equivocada e que gera um grande desgaste para ambos, e a disputa faz com que a relação como um todo saia perdendo. Para salvar a relação e superar todos os obstáculos do dia a dia, é necessário que cada um saiba reconhecer os próprios erros e esteja disposto a ouvir o que o parceiro tem a dizer.

Como ter uma conversa produtiva com seu parceiro

Criem um clima ameno

Por mais que exista alguma tensão no ar, é sempre bom manter um clima de conversa — e não de discussão. Evite brigas desnecessárias e prefira encontrar soluções e promover entendimento.

Pense antes de falar

A atitude chave para um diálogo eficiente entre o casal é iniciar uma conversa após pensar em caminhos para solucionar os problemas. Reflita sobre algumas formas de resolver os atritos antes de conversar com seu parceiro.

Conversem na intimidade

Escolher um local adequado para conversar é fundamental. Evitem discutir a relação entre familiares e amigos ou em festas e locais públicos, já que a privacidade é importante na hora do diálogo.

Seja tolerante

Saber o momento de ceder é a chave de um casamento saudável e duradouro, e é preciso muito jogo de cintura para conciliar os interesses, horários e a rotina do casal. Lembre-se: todo relacionamento é uma via de mão dupla e ninguém precisa se sobressair ou se anular.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Para entender e lidar da melhor maneira com as emoções do seu parceiro, você precisa primeiro conhecer suas próprias emoções. Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, você se torna capaz de transformar seu relacionamento, fazendo com que ele se torne mais saudável e com menos conflitos.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter