Gravidez: Como a família pode ajudar a lidar com essa “Gangorra Emocional”

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

A gravidez é um dos maiores momentos na vida de uma mulher. É quando ela precisa definir novos papéis na vida, incluíndo as tarefas de mãe e cuidadora à sua rotina. As alterações fisiológicas e hormonais acontecem em uma velocidade muito rápida, e fome, náuseas, vômitos e excesso de sono se tornam parte do dia a dia.

Por conta das mudanças corporais, pode acontecer de a autoestima ficar abalada. Além disso, sentimentos de medo e insegurança surgem acompanhados de pensamentos de que ela não vai dar conta ou de que o bebê pode nascer com algum problema — entre diversos outros pensamentos e sentimentos desencadeados por essa transformação física e emocional.

Todas as mudanças que acontecem desde o início até o fim da gravidez aumentam a sensibilidade da mulher, provocando muitas oscilações de humor. Trata-se de um momento no qual a mulher precisa de muito apoio e atenção da família, que nem sempre sabe como lidar com a situação — seja por falta de informação seja por falta de paciência.

Essa falta de apoio dificulta ainda mais essa fase tão delicada, podendo trazer consequências importantes para o bebê que está por vir. Para ajudar, vale a pena anotar essas dicas de como ajudar a mulher grávida a passar por uma gestação mais saudável e feliz para todos.

Dicas para apoiar a mulher durante a gradvidez

Converse

Ouça com atenção o que a grávida tem a dizer: ouça todos os seus medos e inseguranças, sem fazer julgamento. Se você já é mãe, conte sobre os medos que você também teve, sobre suas experiências quando estava grávida e como superou cada dificuldade.

Cabe ao parceiro tranquilizar a mulher, mostrando que está ao seu lado para superar qualquer adversidade que possa acontecer, e que ela poderá contar com ele como marido, amigo e pai.

Esteja presente

É importante que a grávida esteja sempre acompanhada nas consultas médicas, de modo que ela sinta e perceba que não está sozinha. Ligue ou mande mensagens durante o dia perguntando como está o dia dos “dois”, ou deixe bilhetes para surpreendê-la e lembrá-la como ela é especial por estar gerando uma nova vida.

Seja paciente

Se perceber que a grávida está passando por um momento de descontrole emocional, dominado pelo medo ou tristeza, espere ela se acalmar e depois converse sobre o que aconteceu. Ajude-a a perceber que todas as emoções fazem parte do processo gestacional, orientando-a a não ser dominada pelas dúvidas.

Coloque o pé no chão

Quando surgirem os medos — que são naturais —, converse com a grávida sobre a probabilidade de que eles se tornem reais, de modo que ela perceba que a maioria de seus medos não são justificados. Mas tenha cuidado para não falar com um tom de descaso.

Elogios

Elogie muito a futura mamãe, aumentando sua autoestima e reduzindo a insegurança natural da gestante.

Boa gestação!

Imagem: iStock.com / 123456aaa

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter