A grama do vizinho é sempre mais verde? Barre o sentimento de inveja!

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / olly18 Procure ser justo com você mesmo. Já que a comparação com os outros é inevitável, que ela possua um boa dose de racionalidade.

Atire a primeira pedra quem nunca sentiu uma pontinha de inveja! Existem períodos em que a vida pode apresentar certos desequilíbrios em algumas esferas e isso acaba impactando nossa autoestima. Por consequência, acabamos acreditando que a vida dos outros é sempre mais equilibrada, abundante e feliz do que a nossa.

Mas vamos fazer uma reflexão: será que não é injusto compararmos os bastidores da nossa vida com o palco do outro? Um exemplo que podemos utilizar são as redes sociais. Já parou pensar como todos postam momentos felizes, em lugares bacanas e sempre estão realizando algo muito interessante. Claro que existem excessões, mas a grande maioria mostra apenas acontecimentos positivos.

Uma pesquisa realizada pela Royal Society for Public Health, do Reino Unido, mostra que as pessoas avaliadas – que ficam mais de duas horas por dia nas redes sociais -, estão mais ansiosas, deprimidas e com baixa autoestima. O estudo mostrou que a vida aparentemente perfeita nas redes, pode fazer com que as pessoas desenvolvam percepções irreais e acabam desencadeando sérios problemas e, um deles, é a inveja.

Como barrar o sentimento de inveja?

Acolha e entenda o seu sentimento

Assuma que esse sentimento existe! Após isso, procure investigar os motivos que o desencadearam. Ao perceber o que de fato traz a insatisfação, é possível encontrar caminhos para melhorar.

Desenvolva um olhar mais amoroso sobre você

Procure ser justo com você mesmo. Já que a comparação com os outros é inevitável, que ela possua um boa dose de racionalidade. Não esqueça de olhar para as suas qualidades e acertos. Entenda que todos tem defeitos: você e a pessoa em que você se espelha e admira.

Dedique-se ao autoconhecimento

Procure olhar para si mesmo e entender seus próprios valores. Após isso, faça o seguinte exercício: coloque no papel todas as metas que você almeja, seus sonhos e o que você gostaria de fazer. Quando trazemos nossa consciência para o que desejamos realizar de fato, não perdemos tempo com inveja ou comparações equivocadas.

Não lute contra o que não depende de você

Existem coisas que podemos trabalhar e nos dedicar para aprimorar. Já outras, estão fora do nosso alcance. Não perca tempo lutando contra coisas que são imutáveis.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é capaz de criar as competências necessárias para que as pessoas descubram seu real potencial, descubram seus valores e quais traços comportamentais limitantes que podem barrar o sucesso. Conheça o Método LOTUS  e elimine crenças limitantes que atrapalham sua vida.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter