Fim de namoro: como superar o relacionamento amoroso para recomeçar a amizade

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

casal segurando partes de coração partido
O término de um relacionamento sempre envolve muitas emoções e sentimentos intensos.

O final de um namoro sempre mexe com as emoções do envolvidos, que podem ficar com o estado emocional abalado por um tempo, sentindo raiva ou medo do que pode acontecer após o término. Ter Inteligência Emocional é fundamental para passar por este momento de maneira tranquila e sem desrespeitar os sentimentos do outro.

Por mais que esta seja a melhor decisão a ser tomada no momento, o fim do namoro é sempre um processo doloroso e que envolve mudanças na rotina e nos hábitos. Esse é um momento no qual os sentimentos ficam confusos, trazendo emoções de raiva, saudade, ansiedade, medo e sensação de liberdade.

Se você está passando por esta situação e deseja superar o fim de namoro de uma forma que não seja tão dolorosa e impactante, é imprescindível cuidar das suas emoções: reconheça, controle e direcionar cada sentimento e esteja pronto para recomeçar.

Como superar o fim do namoro com Inteligência Emocional

Controle suas emoções

Se estiver com raiva, respire fundo e deixe o nervosismo passar antes de tomar qualquer atitude. Se sentir tristeza, não finja que é a pessoa mais feliz do mundo e permita-se ficar triste sem que sua rotina seja prejudicada. Caso você esteja com medo de não encontrar outra pessoa, elimine pensamentos limitantes e siga em frente com confiança e segurança.

Cuide da sua autoestima

É natural que a autoestima e a autoconfiança fiquem abaladas com o fim do namoro. Por isso, aproveite o momento para fazer uma análise de todas as suas qualidades e potenciais, conhecendo e gostando de quem você é.

Use a raiva para dar a volta por cima

É comum que a raiva apareça em alguns momentos e, dependendo de como você direciona esta emoção, ela pode até ser construtiva. A melhor maneira de usar a raiva para superar o mau momento é decidindo ser feliz: permita-se buscar o melhor para sua vida e seja impulsionado pela vontade de mudar e vencer.

É possível manter a amizade após o fim de namoro?

Se vocês decidiram tentar manter uma amizade saudável, é importante tomar alguns cuidados para que este relacionamento não atrapalhe a vida de nenhum dos envolvidos.

Para que esta amizade funcione, é preciso ter consciência dos motivos que fazem vocês desejarem manter o contato. Se for por carinho e gratidão, vocês realmente podem ser capazes de continuar a amizade de maneira saudável e harmoniosa. Porém, se você estiver apenas com medo da solidão ou de ser esquecido pela pessoa, vale a pena pensar duas vezes.

Por mais que vocês queiram continuar sendo amigos, é importante viver o processo de luto associado ao fim de um relacionamento. Adaptem-se à vida sem a presença do outro, abram mão de hábitos que faziam parte do relacionamento e aprendam a ficar longe um do outro.

Alguns relacionamentos chegam ao fim por conta de brigas, traições, decepções ou simplesmente por ter acabado o sentimento. Se você quer manter a amizade, é importante que todos os sentimentos negativos e problemas fiquem para trás, de modo a evitar que os assuntos do passado venham à tona e gerem ainda mais desgaste entre vocês.

Como o Método LOTUS pode lhe ajudar

Se você está procurando algo para transformar sua vida, encontrar força e coragem para recomeçar, se amar e dar a volta por cima, não deixe de conhecer o Método LOTUS, um treinamento de três dias que está transformando a vida de milhares de pessoas.

Imagem: © Depositphotos.com / AndreyPopov

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter