Filhos distantes? 4 dicas para estreitar os laços entre pais e filhos

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / creatista
Para melhorar o vínculo afetivo entre pais e filhos, é importante se dedicar e investir em conversas e momentos juntos.

Você sente que seus filhos estão distantes? É normal que a relação entre pais e filhos sofra diversas modificações ao longo dos anos. Quando são crianças, os pais representam a principal fonte de conforto e amor e também são a referência principal na construção da personalidade. Até certo ponto do desenvolvimento infantil, o ambiente familiar interfere diretamente na evolução psicológica e emocional e na formação dos traços comportamentais dos filhos.

Com o passar do tempo, os filhos assumem um papel mais questionador e, aos poucos, desenvolvem novas formas de pensar e encarar a vida. Neste processo, é possível que a relação entre pais e filhos seja abalada e ocorra um certo distanciamento. Neste momento, é importante entender quais as barreiras emocionais estão impedindo uma relação mais harmoniosa e afetuosa com seus filhos.

Quando os filhos se tornam adultos, é preciso estabelecer uma relação mais horizontal e criar novas maneiras para se comunicar.

Confira as 4 dicas para melhorar a relação entre pais e filhos

Dedique-se a conhecer seus filhos

Para melhorar o vínculo afetivo entre pais e filhos, é importante se dedicar e investir em conversas e momentos juntos. Pergunte como anda sua rotina, sua opinião sobre determinados pontos e procure incluir momentos de descontração com seus filhos.

Após uma certa idade, é comum que os papéis fiquem invertidos e os filhos sintam a necessidade de dar conselhos aos pais. Procure receber e acolher esses conselhos. Muitas vezes, os filhos que já atingiram a idade adulta podem trazer novas visões do mundo e essa troca pode ser muito interessante.

Tenham um hobbie em comum

Nada melhor para aproximar pais e filhos do que interesses em comum! Pode ser um esporte, gosto musical, cinema, culinária… Encontrem algo que seja prazeroso para realizarem juntos. Com certeza, será uma grande oportunidade de aproximação!

Saiba respeitar suas opiniões

Muitas vezes, existem assuntos delicados e pontos de vista completamente opostos na relação entre pais e filhos. Quando precisar falar sobre tais assuntos, procure saber a hora de falar e ouvir, sempre respeitando as diferenças entre vocês.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Desenvolver a Inteligência Emocional é adquirir uma importante aliada nas relações familiares. Conheça o Método LOTUS e mude completamente sua relação com seus filhos.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter