Falta de memória: episódios marcantes em minha vida que simplesmente caem no esquecimento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / ingka.d.jiw A falta de memória pode estar relacionada com emoções reprimidas que talvez queira esquecer.

Esquecer a data de aniversário de alguém, onde colocou as chaves do carro, o que jantou no dia anterior, um compromisso marcado, o nome de uma música ou um livro são episódios de esquecimento que fazem parte da vida de qualquer ser humano. Afinal, são tantas obrigações e tarefas que, em alguns momentos, a memória pode falhar.

Algumas pessoas, porém, esquecem apenas de algumas situações pontuais da vida — como momentos marcantes relacionados a alguma dor. Segundo a psicologia, essas situações são esquecidas porque o inconsciente do indivíduo faz o trabalho de reprimir e ocultar as memórias de dor relacionadas a experiência, de modo a evitar que o sofrimento se repita.

Esquecimento emocional

O esquecimento emocional é um mecanismo de defesa que faz com que o indivíduo deixe de ficar lembrando da situação, mas isso não significa que a situação dolorosa deixou de existir: ela passa a se manifestar de maneira inconsciente, refletindo negativamente na vida da pessoa. Com o tempo, essas emoções reprimidas e esquecidas são percebidas como um corpo estranho pelo organismo, transformando-se em doenças e padrões limitantes que podem levar ao fracasso.

Como identificar um esquecimento emocional

Muitas pessoas têm dificuldade para se relacionar, consolidar a carreira, emagrecer, ter estabilidade financeira e até manter a saúde. Esses indivíduos passam anos lutando contra doenças e problemas que não conseguem resolver, e provavelmente carregam algum bloqueio que os leva aos mesmos erros e fracassos.

A maioria das pessoas carrega algum tipo de bloqueio emocional, mesmo que seja apenas uma interpretação distorcida de alguma situação vivida na infância. Para se libertar desse padrão, é importante descobrir sua origem e ressignificar as experiências negativas e traumáticas.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar

Tratar um esquecimento emocional é um processo difícil, pois as memórias precisam vir à tona para que possam ser ressignificadas internamente. A experiência vivida não mudará, mas a pessoa poderá dar um novo sentido àquela memória, fazendo com que cause menos dor.

A Inteligência Emocional desenvolve a consciência emocional, aprofundando o conhecimento individual sobre suas emoções e história de vida. A partir daí, é possível trabalhar todos os traumas e ressignificar cada um deles até que os bloqueios se dissolvam.

Se você quer descobrir seus bloqueios emocionais e dar um novo sentido às histórias de dor do seu passado, conheça o Método LOTUS. Este treinamento proporciona um profundo mergulho em suas emoções, trazendo as respostas que você sempre buscou fora de você.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter