Estou apaixonado: o que fazer para evitar me entregar para pessoa errada?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / olly18 Existem três dicas importantes para não se entregar para a pessoa errada: verificar seu nível de carência, se valorizar e se amar mais.

Ninguém está imune às paixões. Quando um indivíduo começa a se relacionar com alguém, é natural que ele seja envolvido por uma empolgação e energia muito intensas, e toda essa carga sentimental pode fazer com que as reais características da pessoa fiquem em segundo plano.

Após certo tempo de convivência, se torna possível determinar como é o comportamento e a idoneidade da pessoa. Porém, quando o relacionamento chega nesta fase, o envolvimento do casal já está mais aprofundado e a paixão já está instaurada. Embora seja difícil colocar razão sobre os sentimentos, é importante ponderar as características da pessoa e analisar se vale a pena investir em alguém que não será capaz de manter a relação da maneira como você gostaria.

Acreditar na ideia romântica de que é possível mudar alguém por meio do relacionamento é a maior furada, visto que ninguém se molda a outra pessoa: cada indivíduo tem suas necessidades individuais, gostos, opiniões e vontades. Por isso, uma transformação só poderá ocorrer de verdade se a pessoa em questão estiver realmente disposta a mudar.

Mentiras, falta de respeito e ciúmes em excesso são sinais de que é preciso ter cuidado. Algumas pessoas apresentam comportamentos que prejudicam outras pessoas ao seu redor — é o caso, por exemplo, de mentirosos compulsivos ou pessoas com vícios e descontrole emocional. É importante refletir se você atraiu essa situação para sua vida, avaliando até que ponto vale a pena se relacionar com uma pessoa que não inclui você nos planos dela ou que, de alguma maneira, faz você sofrer.

3 dicas para não se entregar para pessoa errada

Paixão ou carência?

Pondere sobre o seu nível de carência afetiva. Será que existe realmente um sentimento ou é a ideia de estar com alguém que te atrai? Não coloque todas as suas expectativas em outra pessoa, preferindo suprir suas próprias carências e necessidades pessoais. Cuide das suas emoções e não acredite que sua felicidade será encontrada no outro. Lembre-se: a responsabilidade de ser feliz é apenas sua!

Valorize-se

Acredite que você merece mais e nunca se contente com migalhas. Quando uma pessoa gosta de verdade de você, ela naturalmente inclui sua presença no dia a dia, te incorpora à rotina, apresenta aos amigos, faz planos e tem uma atitude disponível. O esforço é fundamental em qualquer fase do relacionamento e, caso você perceba que o outro não está correspondendo às suas expectativas, é hora de ter uma conversa franca para alinhar essas questões e perceber se vale a pena continuar o relacionamento.

Ame-se

Você só encontrará uma pessoa que te ame e valorize quando souber amar e valorizar a si mesmo. Faça uma lista com suas maiores qualidades, virtudes e realizações. Entenda como você é especial e valorize-se.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter