Estado emocional abalado da gestante afeta o bebê? Descubra!

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Emoções positivas e negativas são compartilhas o tempo todo com o bebê durante a gestação.

A medicina e a ciência têm falado cada vez mais sobre como as experiências intrauterinas e o estado emocional da gestante afetam o bebê e impactam na sua personalidade.

A relação de troca é profunda entre mãe e filho. Desde o momento da concepção nasce uma forte ligação física e emocional, já que o bebê depende exclusivamente da sua mãe para se desenvolver.

Mas a troca vai além do desenvolvimento físico. Conforme o bebê vai crescendo no útero materno, ele recebe sinais químicos através da placenta, que permitem sentir o estado emocional e psicológico da mãe. Ou seja, emoções positivas e negativas são compartilhadas o tempo todo.

Desde cedo o bebê demonstra a sua ligação com o que se passa no mundo externo: assusta-se, movimenta-se, tapa o rosto como reação a estímulos ou eventos externos que o afetam. A vida psíquica é uma continuidade da vida intrauterina e, por isso, com todo o avanço cientifico, é possível afirmar que sim, o estado emocional da gestante afeta o bebê.

A gravidez e as emoções

A gestação é um período marcado por intensas transformações físicas, mentais e emocionais para a mulher — os hormônios ficam à flor da pele, o corpo se modifica, a ansiedade se faz presente e os pensamentos ruins chegam sem avisar.

Todos dizem que as futuras mamães devem evitar qualquer abalo emocional, mas a gravidez é repleta de situações e sentimentos novos, especialmente com a aproximação do momento do nascimento. O medo do desconhecido é responsável por causar a maior parte das emoções negativas (tristeza, ansiedade, medo, insegurança, raiva) que naturalmente surgem neste período.

São muitos os medos que podem afetar a mulher neste momento: medo de não dar conta de tamanha responsabilidade, preocupação com o próprio corpo e com a saúde do bebê, medo de desestabilizar a relação com o marido, medo da nova rotina e até medo do parto. Tudo isso, associado ao cansaço físico, à dificuldade de dormir, às alterações hormonais e aos diversos preparativos que precisam ser resolvidos, é suficiente para deixar a gestante exausta e irritada.

Como o bebê reage às emoções

Independentemente dos sentimentos da mãe, o bebê simplesmente registra a emoção como se fosse dele. As características de personalidade, de comportamento, de preferências e respostas do feto continuam depois do nascimento. Ao reviver situações estressantes semelhantes às da vida fetal, inconscientemente buscará o mesmo padrão de comportamento que apresentava na vida intrauterina para aliviar as tensões.

Se durante a gestação ou os primeiros anos de vida a pessoa interpretou que estava sendo rejeitada ou que não era amada, por exemplo, ela pode crescer com dificuldade de cultivar o amor próprio e de amar a vida como um todo. Essas interpretações ficam armazenadas no inconsciente da pessoa, e podem se manifestar em qualquer momento da vida, especialmente após sofrer algum trauma.

Crie uma relação positiva com o bebê

E como não deixar que esses sentimentos e emoções que, na maior parte das vezes, são incontroláveis durante a gravidez, afetem o bebe? Converse, converse bastante com o seu bebê. Conte sobre seu dia, fale o que está fazendo e diga que todos os seus sentimentos são seus. Explique porque está se sentindo triste, ou com medo, ou da forma que estiver.

Os pais podem ajudar o bebê a sentir novas emoções, estimulando-o de forma consciente. Falar, contar histórias, cantar, dizer o quanto ele é esperado – faz com que o bebê se sinta acompanhado e amado.

Comece a criar uma relação positiva e que transmita coragem e confiança para seu bebê e para você também. Quanto mais próximos vocês estiverem, mais equilibrado será o seu estado emocional.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter