Estado de flow: como é possível atingi-lo?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Estado de flow, ou estado de fluxo, gera a sensação de realização e plenitude.

O estado de flow é um termo que vem do inglês e significa experiência de fluxo. Esse conceito foi criado por Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo e professor da Universidade de Chicago.

Essa teoria, que foi divulgada na década 1970, contribuiu de maneira significativa para a psicologia positiva e é uma importante ferramenta para a conquista da satisfação e felicidade. Trata-se de um estado mental de excelência e alta performance que tem as seguintes características principais:

  • Alto nível de energia do indivíduo
  • Motivação
  • Concentração
  • Sensação de bem-estar ao realizar tarefas
  • Encontro de propósito e felicidade

No estado de fluxo, o indivíduo fica imerso de maneira natural e é capaz de se concentrar na atividade que está realizando devido ao sentimento de plenitude.

Quais os principais benefícios do estado de fluxo para o ser humano?

Motivação ampliada

O estado de fluxo é responsável por aumentar naturalmente a motivação. Isso significa que não é necessário que o indivíduo faça um esforço extra para que isso ocorra.

Maior capacidade de foco

Ao atingir o estado de fluxo, o pessoa fica naturalmente envolvida com a tarefa que está realizando e, por consequência, evita perder tempo com distrações.

Aumento da Produtividade

Qual o resultado natural quando se alia foco e concentração? A resposta é simples: o aumento considerável da produtividade. Realizando suas tarefas com maestria e em um curto período de tempo.

Como é possível atingir o estado de Flow?

A resposta é simple: dedique-se ao que ama! Pode parecer bastante óbvio, mas quando o indivíduo reflete sobre o que realmente é capaz de motivá-lo, ele cria consciência sobre o que irá realizá-lo pessoalmente ou profissionalmente. Assim, é possível encontrar propósito em cada tarefa cotidiana e encarar as demandas diárias como passos que precisam ser dados para estar cada vez mais perto da realização dos seus sonhos.

Como encontrar seu propósito de vida?

Você acorda diariamente e sai para trabalhar motivado pelo dinheiro ou pelos seus sonhos? Se a resposta for o dinheiro, talvez seja o momento de desacelerar por um tempo e refletir sobre o que realmente você quer fazer com os seus dias. Conheça o Método LOTUS, um treinamento de imersão responsável por transformar milhares de vida.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter