Entendendo o comportamento de uma pessoa reativa

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© Depositphotos.com / konradbak Uma pessoa reativa tem a impressão de estar sempre sendo injustiçada, agindo de maneira impulsiva e excessiva.

Pessoas reativas atuam dentro de padrões de comportamentos recorrentes e costumam seguir à risca a ideia de “olho por olho, dente por dente”. O comportamento desses indivíduos costuma depender do outro, ou seja: a pessoa age de acordo com a forma como é tratada. Esta é uma atitude que quase nunca é assertiva, uma vez que é sempre caracterizada por reações (e não por ações), e o indivíduo fica sempre à mercê do outro.

Uma pessoa reativa se deixa influenciar mais facilmente e costuma agir de maneira impulsiva e extremada. Com o passar do tempo, o hábito é instalado e acaba se tornando uma reação instintiva que atua na parte primitiva do cérebro. As reações emocionais descompensadas passam a ser frequentes, e as justificativas sempre estão associadas a algo externo, e nunca ao próprio indivíduo.

As pessoas reativas têm a impressão de que estão sempre sendo injustiçadas, adquirindo o hábito da vitimização e reagindo impulsivamente. Esse comportamento pode causar diversos prejuízos para a vida pessoal e profissional, uma vez que gera sentimentos como ansiedade, culpa e ressentimento.

Como deixar de ser uma pessoa reativa

Autoconhecimento

O autoconhecimento é o principal antídoto para barrar reações intempestivas. Isso porque conhecer a si mesmo e ter consciência de como você reage diante de situações desconfortáveis é fundamental para evitar a impulsividade, pois permite que você reflita melhor sobre as situações e encontre alternativas para agir de maneira mais sensata e coerente.

Controle a ansiedade

A ansiedade normalmente atinge o ápice quando a pessoa é confrontada ou quando percebe que algo está fugindo de seu controle. Segundo Franz Kafka, um dos principais escritores da literatura moderna, “todos os erros humanos são fruto da impaciência”. Pensando nesta frase, tente controlar a ansiedade com exercícios, respirações e pausas diárias para fazer atividades que tragam prazer e relaxamento.

Não tome conclusões precipitadas

Evite levar para o lado pessoal quando alguém fizer ou disser algo que te desagrade. Muitas vezes, as atitudes das pessoas não têm necessariamente a intenção de prejudicá-lo ou atingi-lo.

Tenha empatia

Mesmo ao lidar com pessoas difíceis, é preciso ter empatia e tentar perceber suas dificuldades, características e personalidade. Ao começar a agir dessa maneira, as ações das pessoas deixam de te magoar, já que você passa a entender que o modo de agir desses indivíduos está ligado às questões internas de cada um.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é uma habilidade que consiste na capacidade de reconhecer e avaliar as emoções em si mesmo e nos outros, além de controlá-las e direcioná-las de maneira positiva. Quando essa habilidade é desenvolvida, é possível manter uma convivência mais saudável e harmoniosa em seu círculo social, profissional e familiar. Conheça o Método LOTUS, um treinamento de imersão capaz de mudar a relação que você tem com si mesmo e com as outras pessoas.

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