Entenda porque fazer a coisa certa pode fazer bem para suas emoções

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / alphaspirit Ter a certeza de que suas decisões foram acertadas é fundamental para evitar o desequilíbrio emocional.

O ser humano precisa fazer escolhas a todo momento, desde a roupa que vai usar até o caminho profissional a ser percorrido. Nem sempre é fácil tomar decisões e fazer escolhas, pois o certo e errado pode ser muito relativo e qualquer pequeno movimento pode afetar todas as outras pessoas.

Existe sensação melhor do que colocar a cabeça no travesseiro após um longo dia de trabalho, com a certeza de que você fez a coisa certa? Finalizar o dia sem peso, sem culpa e com todas as suas decisões em dia é fundamental para evitar que você se sinta culpado, impotente e emocionalmente desequilibrado.

Muitas pessoas deixam de fazer o certo para agradar ou impressionar o outro, enquanto algumas situações exigem que alguém saia insatisfeito para que seja feita a coisa certa. A verdade é que não é possível agradar a todos e, por isso, o mais importante é fazer o que é certo para você. Se você sabe que tomou a melhor decisão, independentemente do resultado, pode se sentir em paz com você.

Assuma a responsabilidade

Fazer a coisa certa envolve caráter, respeito e integridade. Por isso, fazer a escolha certa vai além de agradar ou desagradar os outros, e deve englobar o que é correto para você. A maioria das pessoas sente culpa, raiva, remorso e rancor quando não faz a coisa certa e, a longo prazo, o corpo expele essas emoções não digeridas por meio de comportamentos agressivos ou doenças.

O que é certo para você?

Antes de tomar qualquer decisão, pergunte a si mesmo o que é certo, justo e correto, identificando o que você gostaria que outra pessoa fizesse nesta situação. Muitas pessoas abrem mão do que é certo por pura falta de autoconhecimento e porque foram condicionadas a determinados comportamentos.

Se, quando criança, você aprender que precisava se calar durante uma bronca, é provável que engula desaforos até a vida adulta. Este é um comportamento inconsciente e que você repete porque foi ensinado que isso erro o certo, mas nunca questionou se era realmente a melhor atitude para você.

Perguntas para identificar o que é certo para você

Cada pessoa tem um jeito de viver e funcionar. Quando uma pessoa conhece seu próprio funcionamento, ela se torna capaz de fazer escolhas mais conscientes e livres de padrões automáticos e limitantes.

Veja algumas perguntas para lhe ajudar nesse processo:

  • O que te faz feliz?
  • O que te deixa triste?
  • O que é importante para você?
  • Quais os seus maiores potenciais e características?
  • Quais suas principais limitações?
  • Como e onde você se vê daqui a um, cinco e dez anos?
  • Como seria um dia perfeito?
  • Quais são seus maiores sonhos?
  • Quais são suas principais conquistas?
  • Como as pessoas te enxergam?
  • Qual legado você quer deixar para o mundo?

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você quer se conhecer ainda mais e desenvolver sua capacidade de lidar com as emoções para fazer a coisa certa, a dica é conhecer o Método Lotus. São três dias dedicados ao desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, das habilidades interpessoais e do autoconhecimento com quem realmente entende do assunto.

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter