Entenda o que são modelos mentais e o que dizem sobre o comportamento das pessoas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / kantver Modelo mental é a forma pela qual nós seres humanos pensamos, sentimos, nos comportamos diante das situações da vida e percebemos o mundo.

Imagine dois idosos assistindo a uma partida de futebol: um deles foi jogador de futebol, enquanto o outro é médico. Certamente, cada um desses indivíduos verá, sentirá e se comportará de formas diferentes, uma vez que a relação que cada pessoa tem com a situação gera diferentes reações.

O que são modelos mentais?

Cada pessoa tem sua própria realidade, ou seja, seu próprio modelo mental — que é a forma como ela percebe o mundo, pensa, sente e se comporta diante das coisas mais simples e das coisas mais difíceis da vida.

Segundo Daniel Goleman, os modelos mentais são a maneira pela qual os seres humanos organizam e dão sentido às suas experiências, que determinam a forma de ver, sentir e se comportar do ser humano.

A origem dos modelos mentais

Os modelos mentais são construídos a partir das experiências vividas por uma pessoa desde a vida intrauterina até, especialmente, sua primeira infância. Os sentimentos dos pais durante a gestação, as experiências de vida, os traumas e realizações, a educação recebida, o sistema familiar, as ideias transmitidas pelos pais e professores, as interpretações individuais e a convivência com os amigos vão formando e construindo os modelos mentais e os sistemas de crenças do ser humano. É a partir desses modelos que cada indivíduo determina sua forma de ser e viver, consolida seus hábitos, forma o seu caráter e molda seu destino.

Não existe um modelo mental certo ou errado. Cada pessoa cria sua própria compreensão do mundo de acordo com o que acha melhor para si e com o que a faz se sentir feliz, amada, aceita e segura.

A maioria das pessoas não tem consciência dos motivos que a fazem agir de determinadas maneiras e acaba vivendo de forma automática, sendo comandada por seus modelos mentais. Será que você tem modelos mentais positivos e realizadores ou algumas experiências te fizeram registrar formas limitantes de pensar e agir?

Descubra seus modelos mentais

Quantos hábitos e comportamentos destrutivos você gostaria de eliminar e não consegue? Você jurou nunca mais fazer determinada coisa e, quando menos espera, já fez de novo. Acredite: você pode até se esforçar para fazer uma mudança, mas enquanto não tiver consciência de quais modelos mentais comandam a sua vida, dificilmente conseguirá uma mudança efetiva.

Método LOTUS

Conhecer sua história de vida, sua personalidade, suas forças e fraquezas, bem como sua forma de se relacionar e atuar permite que você tenha uma visão clara do seu funcionamento e de como você reage em cada situação da vida.

O autoconhecimento é o principal combustível para você se libertar dos processos inconscientes e agir de maneira consciente. O Método LOTUS é um treinamento que traz visão ampla da sua vida e o entendimento de como você pode se libertar de crenças limitantes e comportamentos que paralisam sua vida.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter