Entenda o conceito de sequestro emocional e como se prevenir contra o problema

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / mindof O sequestro emocional acontece quando reagimos de forma irracional, sem pensar nas possíveis consequências.

Você provavelmente já viveu alguma situação em que teve uma reação exagerada a um determinado acontecimento e depois pensou: “Não sei o que deu em mim”. Esses rompantes ocorrem quando a razão é substituída por uma forte emoção, e são chamados de sequestro emocional.

Como funciona o sequestro emocional

Você momentaneamente perde a lucidez e é como se tivesse sido sequestrado pela emoção, que toma conta de seus pensamentos e faz você agir de forma agressiva. Tudo acontece rapidamente, em uma fração de segundos, e quando você menos espera já falou ou fez o que não deveria. Passado um certo tempo (cerca de 10 segundos), o efeito do sequestro passa, você recobra o seu estado de lucidez e percebe que não agiu da melhor forma.

O sequestro emocional é disparado por uma estrutura cerebral chamada amígdala, que é responsável pelas reações emocionais do ser humano. Sua função é acionar as principais reações ligadas à autopreservação, e desempenha um papel essencial ao identificar os riscos existentes, permitindo que o indivíduo reaja. A amígdala frequentemente comete erros, particularmente na vida moderna, em que muitos dos perigos são apenas simbólicos.

Cinco principais gatilhos da amígdala

  • Ataque e falta de respeito;
  • Ser tratado injustamente;
  • Sentir-se desconsiderado;
  • Seguir metas irrealistas.

Como minimizar os sequestros emocionais e manter o controle

Entenda seus gatilhos

É importante observar suas reações emocionais para descobrir quais são os gatilhos que antecedem o descontrole. Quando as coisas não saem como você planejou, de que forma seu corpo reage? Quais são seus comportamentos? Você fica agressivo ou triste? Ataca ou engole a situação?

Após identificar seu modo de funcionamento, é preciso dominar as emoções e iniciar o processo de racionalização para evitar uma resposta espontânea. O sequestro emocional dura poucos segundos e, após esse período, é possível avaliar as situações de forma racional antes de tomar qualquer atitude impensada.

Saiba assumir e ceder

É preciso perceber e assumir que a resposta emocional está desproporcional aos fatos e ceder. Para isso, você precisa monitorar o que está acontecendo em sua mente e sempre questionar: “estou realmente exagerando”, “agora estou realmente perturbado” ou “estou começando a ficar perturbado”. Neste momento, é preciso humildade para assumir o próprio erro.

Encontre uma válvula de escape

É preciso encontrar alguma válvula de escape da sua emoção, de modo que você consiga abaixar a excitação e evitar o sequestro emocional. Se afastar da situação e respirar fundo, contando até 10, é um excelente método para se acalmar.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

No Método LOTUS de Inteligência Emocional, você vivencia três dias de imersão que te levam a uma reflexão profunda sobre o comportamento humano, trazendo consciência para “Programas Emocionais” que disparam sentimentos e comportamentos indesejados. Com isso, você pode utilizar ferramentas para reprogramá-los e gerar mudanças efetivas na vida das pessoas — inclusive na sua!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter