Entenda o conceito de Marketing Sensorial e como pode ser trabalhado junto às emoções

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / megastocker O marketing sensorial pode ser uma ótima ferramenta para alavancar as vendas de sua marca ou produto.

Uma das habilidades mais especiais do ser humano é sua capacidade sensorial, que deixa os indivíduos abertos à construção de relacionamentos com tudo o que os envolvem no dia a dia. É justamente nesse aspecto que o Marketing Sensorial atua, estimulando todas as percepções sensoriais que envolvem uma marca ou um produto — alavancando as vendas por meio dos cinco sentidos humanos.

O principal objetivo desta técnica é conectar emocionalmente o consumidor à empresa e, a partir da construção de uma comunicação mais subjetiva, a marca/empresa passa a despertar uma lembrança aprazível ao olfato, paladar, tato, visão e audição. Confira algumas dicas de como implementar essa estratégia no seu negócio e conquiste seus clientes criando um elo emocional:

Dicas de Marketing Sensorial para seus negócios

Visão

Crie um ambiente agradável apostando em uma iluminação aconchegante e caprichando nos espaços e cores que despertem relaxamento ou atenção em seus clientes.

Olfato

Os aromas exercem um forte impacto emocional sobre o humor das pessoas e despertam a memória afetiva. Uma loja de biquínis, por exemplo, pode utilizar um perfume que remeta à praia ou à brisa do mar para aromatizar a loja e desencadear a memória das férias. Descubra aromas que enfatizem e descrevam seus produtos e crie um ambiente ideal para seus clientes.

Audição

Muito parecido com o aroma, a música impacta diretamente o humor das pessoas e a resposta emocional aos sons pode estimular certos sentimentos como a felicidade e o relaxamento. Entender seu público é essencial para acertar na trilha sonora do seu negócio.

Tato

A possibilidade do toque aumenta a vontade dos clientes para a compra. É vital que os clientes tenham a possibilidade de tocar os produtos e experimentá-los. É importante apostar na tapeçaria, texturas das cadeiras e poltronas, assentos dos provadores e outros itens da loja que tragam conforto aos clientes e melhorem sua experiência na loja.

Paladar

Caso seu negócio não seja do ramo da alimentação, aposte em guloseimas como biscoitos, chocolates, balinhas, chá e café para oferecer aos clientes. Clientes com fome não conseguem se concentrar na compra e também não conseguem absorver todos os outros estímulos citados acima. Fome é uma necessidade física e precisa ser satisfeita rapidamente.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter