Entenda a diferença entre motivação intrínseca e extrínseca

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / lightsource A motivação é essencial para ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, e pode ser separado em dois tipos: intrínseca e extrínseca.

A motivação é indispensável para que as pessoas realizem até as tarefas mais simples do cotidiano, sendo essencial para estimular o crescimento individual e profissional e fazer com que os objetivos e sonhos sejam alcançados. Esse impulso pode ser despertado nos indivíduos de maneira intrínseca ou extrínseca, saiba as diferenças entre esses dois tipos a seguir:

Motivação intrínseca e extrínseca

Motivação intrínseca

Esse tipo de motivação depende do próprio indivíduo e está ligado às prioridades, valores e desejos internos de cada pessoa. Esse estado de motivação é uma habilidade que leva à superação e ao desenvolvimento contínuo do indivíduo ao longo de sua vida.

Para aumentar esta capacidade de automotivação, é essencial que você desenvolva o autoconhecimento, de modo a se tornar capaz de entender o que te impulsiona, quais são seus valores e o que te motiva a realmente correr atrás das coisas e sair da zona de conforto.

Motivação extrínseca

A motivação extrínseca é ambiental, sendo muito importante no ambiente corporativo para manter os funcionários empenhados e envolvidos com a empresa. Alguns gestores utilizam sistemas de compensação que dão prêmios aos funcionários que atingem suas metas.

Vale destacar que essas duas formas de motivação estão intimamente ligadas: se um funcionário sempre atinge resultados satisfatórios, cumpre prazos, possui um comportamento proativo e não é reconhecido, sua motivação intrínseca naturalmente cairá.

Dicas para aumentar a motivação

Tenha autoconfiança

A motivação está diretamente ligada à autoconfiança. Uma pessoa que não confia em si mesma não terá segurança para realizar as coisas por conta de seu medo de errar, ser julgada, rejeitada ou ridicularizada. A dica é estudar suas potencialidades individuais, forças e virtudes, de modo a aumentar sua confiança e vontade de dar o melhor em todas as situações.

Descubra o que te faz feliz

Se manter motivado exige autoconhecimento. As pessoas possuem necessidades diferentes e, consequentemente, são motivadas por razões diferentes. Ter consciência do que traz felicidade para sua vida e quais são seus sonhos e metas é fundamental para manter-se motivado diante das situações e desafios que surgirem ao longo do caminho.

Contagie os outros

Pessoas motivadas são capazes de levar a motivação para quem está ao seu redor. Em um ambiente corporativo, quando os colaboradores estão alinhados e com os mesmos objetivos e propósitos, as competições, conflitos desnecessários e disputas de ego acabam ficando naturalmente de lado.

Posts Relacionados

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de identificar, compreender

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter