Entenda como a psicologia explica a depressão bipolar e o seu tratamento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

mulher triste segurando máscara feliz
A bipolaridade é um transtorno no qual a pessoa alterna fases de depressão com momentos de euforia.

O transtorno bipolar é uma doença crônica na qual a pessoa alterna fases de depressão e euforia, enquanto a depressão é um problema que caminha apenas com o sentimento de tristeza profunda e persistente.

Apesar disso, quem sofre de depressão pode desenvolver a hipomania, migrando seu diagnóstico para o de bipolaridade. Se a pessoa apresentar pelo menos um pico de mania, será caracterizado o Transtorno Bipolar Tipo 1. Caso a pessoa seja acometida por mais de um episódio de mania, em menor intensidade e alternando com períodos de depressão, o Transtorno Bipolar é do tipo 2.

Depressão e Depressão Bipolar

Os sintomas de um quadro depressivo são similares ao da depressão bipolar. Por isso, é importante estar atento à presença de fases de mania intercaladas com a depressão. Conheça os sintomas da depressão nos dois transtornos:

Principais sintomas da depressão (em quadro depressivo e depressão bipolar)

A fase de depressão é caracterizada por uma tristeza persistente e que não tem fim. A pessoa tem uma visão negativa sobre si mesma, em relação ao mundo e ao futuro. O depressivo só consegue se lembrar das coisas negativas, e não acredita que coisas boas possam acontecer. Os principais sintomas são:

– Sensação de vazio e melancolia;

– Ansiedade;

– Dificuldade de concentração;

– Perda de prazer nas atividades que anteriormente eram prazerosas;

– Choros sem motivo;

– Perda da motivação;

– Insônia ou excesso de sono;

– Alteração no apetite, levando à perda ou ganho de peso.

Principais causas do transtorno bipolar e da depressão bipolar

A causa exata do transtorno é desconhecida, mas diversos fatores estão envolvidos nas oscilações de humor provocadas pela doença. São eles:

– Alterações funcionais do cérebro, que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas. O desequilíbrio entre os neurotransmissores é um fator considerado importante nas causas do transtorno bipolar;

– Desequilíbrios hormonais;

– Hereditariedade: pessoas com parentes com histórico de transtorno bipolar são mais suscetíveis à doença;

– Problemas de rejeição na gravidez ou infância, traumas, estresse, abuso sexual e outras experiências traumáticas (como a morte de algum ente querido, sequestro, assaltos e experiência de quase morte).

Importância de diferenciar o transtorno bipolar e a depressão

Por possuírem fases que apresentam os mesmos sintomas, os diagnósticos de transtorno bipolar e da depressão podem ser facilmente confundidos. Quando isso acontece, o tratamento pode ser conduzido de forma errônea, com medicamentos que podem agravar ainda mais o quadro.

Quando um bipolar é diagnosticado como um depressivo e é medicado com antidepressivos, por exemplo, ele pode apresentar acentuadas viradas da depressão para a mania, agravando o problema e trazendo sérios prejuízos para sua saúde e risco à vida. Por isso, estar atento aos sintomas é fundamental para um diagnostico correto.

Como o Método LOTUS pode ajudar

O Método LOTUS é uma ferramenta que pode ajudar no tratamento da depressão e da bipolaridade, assim como já ajudou centenas de pessoas a encontrarem a estabilização e a cura de suas doenças emocionais. O processo de consciência e cura emocional pode ser aprendido e praticado com o desenvolvimento da Inteligência Emocional — que é a somatória das habilidades que permitem a administração das adversidades da vida e aceitação e percepção das emoções, de modo a obter melhores resultados, alterando os caminhos neurais para que produzam felicidade e bem-estar.

Imagem: © Depositphotos.com / lightsource

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter