Entenda como funciona a sessão de Neurofeedback

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / keeweeboy Neurofeedback é um técnica utilizada para tratar diversos problemas, tais como: enxaqueca, ansiedade e insônia.

O Neurofeedback é uma técnica capaz de treinar o cérebro para equilibrar seu funcionamento e melhorar sua capacidade de memorização, concentração e confiança. O tratamento é indicado para problemas como:

  • Enxaqueca;
  • Transtorno de atenção e hiperatividade;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Insônia;
  • Convulsões;
  • Autismo.

Durante as sessões, que são realizadas uma vez por semana, é utilizado um equipamento de eletroencefalograma que mapeia as atividades cerebrais do paciente através de um monitor.

Com ajuda de eletrodos colocados na cabeça e softwares de análise de dados, é possível encontrar padrões nas ondas cerebrais e identificar quais estão ligados a sintomas como falta de atenção, dificuldade para dormir e depressão. Assim, é possível cessar essas atividades e direciona-las para outras que sejam mais positivas.

É utilizado um monitor para exibir as ondas cerebrais para o paciente, que deve tentar mudar essas ondas utilizando apenas seu cérebro. Ao longo das sessões, o próprio paciente tem a possibilidade de treinar a mente para que funcione de maneira mais equilibrada, aliviando os sintomas dos seus transtornos.

O Neurofeedback é uma técnica minimante invasiva e indolor, e ainda não existe uma explicação científica para comprovar sua eficácia. Trata-se de um método novo e que ainda precisa percorrer um longo caminho de estudos para que seu funcionamento seja comprovado e aceito por toda a comunidade científica.

É importante salientar que nem todos os problemas podem ser tratados por esta técnica, que não descarta tratamentos consistentes. Isso porque o cérebro aprendeu certos padrões ao longo de vários anos e, para modifica-los, é preciso treinamento, esforço e tempo.

Causas emocionais associadas a transtornos

Emoções em deficiência ou excesso, resistência às mudanças e padrões limitantes de comportamento são alguns fatores que desencadeiam transtornos e doenças. É importante compreender as causas emocionais associadas aos problemas psicológicos e identificar o que o transtorno está sinalizando para, assim, mudar comportamentos e formas de pensar e encontrar a cura para o problema.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar

A cura para qualquer doença pode ser alcançada por meio da compreensão de sua história de vida. Um dos caminhos mais eficazes para se proteger de transtornos e doenças é o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Aprenda a cuidar das suas emoções com o Método LOTUS e alcance uma vida mais saudável e equilibrada!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter