Entenda a importância do poder da mente para emagrecer

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Você está feliz com seu corpo? Você se considera acima do peso? Se a resposta para a segunda pergunta foi “sim”, saiba que você provavelmente faz parte dos 60% dos brasileiros que estão acima do peso. Vale lembrar que o problema da obesidade vai muito além da estética, pois este é um fator de risco para doenças como hipertensão, diabetes e câncer.

Dietas, restrições alimentares, atividades físicas, tratamentos estéticos, cirurgias plásticas, diversas modalidades de treinos… talvez você já tenha tentado algumas ou todas essas alternativas para conseguir emagrecer. Pode ser até que tenha dado certo, mas o mais provável é que você — assim como a maioria das pessoas — esteja se esquecendo de um fator essencial: a sua mente e o poder que ela tem sobre o processo de emagrecimento.

Os especialistas têm, cada vez mais, relacionado a obesidade à maneira como as pessoas pensam, e não apenas às comidas ingeridas e à quantidade de exercícios físicos realizada. Isso porque existe uma comunicação entre mente e corpo, e quem controla o comportamento humano é a nossa mente.

Como emagrecer usando o poder da mente

Confira alguns exercícios de Inteligência Emocional que podem lhe ajudar no processo de emagrecimento:

Relação com a comida

Faça, para si mesmo, os seguintes questionamentos:

– Quando criança, como era a relação da sua família com a comida? Como eram os hábitos? Havia excesso, restrição, controle, presença de alimentos saudáveis?

– Existia uma rotina com regras e horários para se alimentar?

– Você passou alguma necessidade alimentar?

– Quando sua família se reunia à mesa, eram momentos de alegria e união ou de brigas e discussões?

– O que seus pais ou cuidadores ensinaram e falaram sobre comida? Lembre-se de frases como “só pode brincar depois de comer tudo” ou “você está gordo”;

– Seus pais ou cuidadores davam comida sempre que você chorava ou estava irritado?

Identifique de que forma esses comportamentos e aprendizados se repetiram na sua vida. E, para cada uma das possibilidades acima, responda: é útil pensar assim e repetir esse comportamento? Qual seria a forma ideal?

Se você passou fome quando criança, por exemplo, pode ser que esteja comendo em excesso com medo de passar pela mesma dor novamente. Ou se as refeições na sua família eram cheias de brigas e discussões que chateavam você, pode ser que você precise se alimentar toda vez que algo lhe chateia, pois relacionou esse comportamento ao sentimento.

Gatilhos emocionais

Com qual idade você começou a engordar? Consegue associar algum gatilho (fato ou trauma) que levaram você a ganhar peso? Quais as frases você ouvia sobre sua aparência e acabou acreditando como verdade absoluta? (exemplo: “você é gordo”, “vai engordar se continuar comendo assim”, “ninguém vai ficar com você”).

Agora se questione: Essas frases são verdades? De que forma posso dar um novo significado a tudo isso com a maturidade que tenho hoje?

Identifique armadilhas

Faça uma lista das coisas que podem ter contribuído para seu processo de engorda, como: ingerir muita bebida alcoólica, comer muito fast-food, sair todos os dias para comer em restaurantes, não conhecer a qualidade dos alimentos que estava ingerindo, parar de fazer atividade física. Ter consciência do que fez você engordar é o primeiro passo para evitar cair de novo na mesma armadilha.

Identifique, ainda, quais emoções disparam sua vontade de comer (como raiva, ansiedade, tédio ou pressão) e como você pode aliviar esses sentimentos sem ser com comida. Experimente respirar fundo quando a ansiedade bater e ligar para alguém querido quando vier a tristeza, por exemplo. Encontrar alternativas práticas para acalmar seus sentimentos é um grande passo para trazer consciência.

Onde você quer chegar e qual caminho seguirá?

É muito mais fácil se comprometer com seus desafios e alcançar o resultado esperado tendo consciência do seu histórico alimentar, da sua relação com a comida, seus gatilhos e armadilhas. Portanto, coloque no papel o peso que você deseja alcançar, em quanto tempo quer chegar lá e quais estratégias usará.

Seja detalhista e inclua providências como adotar uma rotina de atividades, começar a preparar sua própria comida, não comprar alimentos disfuncionais no supermercado, evitar doces, eliminar frituras e todas as estratégias necessárias para chegar ao seu peso desejado.

Crie sua realidade

Pense em como você irá se sentir e se enxergar após atingir sua meta de peso. Antes de dormir e ao acordar, comprometa-se a gastar um minuto visualizando você mesmo dessa forma. Criar emoções positivas ajuda a gerar certeza e confiança na sua habilidade de alcançar o sucesso.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Animado para iniciar um processo de emagrecimento aproveitando o poder da mente e se livrando de padrões emocionais que estavam impedindo a sua realização? Saber lidar com as suas emoções e sua historia de vida é fundamental para se livrar dos padrões que limitam sua vida e realizar seus maiores sonhos. Comece agora mesmo a desenvolver a sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS.

Imagem: © Depositphotos.com / luckybusiness

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter