A efetividade das técnicas mnemônicas para memorização

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Violin Existem 3 tipos de técnicas de memorização: palavras e expressões, notas e rimas e músicas.

As técnicas mnemônicas consistem na elaboração de suportes — como esquemas, gráficos, símbolos, palavras ou frases — relacionados a determinado assunto que precisa ser memorizado. Este processo é muito eficiente porque promove uma rápida associação ao permitir a assimilação de um conteúdo de maneira eficaz.

Esse conjunto de técnicas torna a memorização mais fácil, uma vez que associa técnicas sequenciais de maneira organizada e simples aos dados que se pretende gravar.

Por que as técnicas mnemônicas funcionam?

A memória é baseada em gatilhos: quando o indivíduo sente o cheiro de um bolo de fubá assando no forno, por exemplo, ele pode lembrar do período de férias na casa dos avós durante a infância. Essa é uma lembrança que desperta muitas outras, além de sentimentos de nostalgia e saudade. É justamente dessa maneira que as técnicas mnemônicas funcionam, produzindo gatilhos conscientes para aumentar a eficácia da memorização.

3 técnicas de memorização

Palavras e expressões

Crie siglas, palavras ou pequenas frases para memorização de listas, fórmulas ou dados. Para decorar a ordem dos planetas no sistema solar, por exemplo, a primeira letra de cada uma das palavras da frase é associada a primeira letra dos nomes dos planetas:

“Minha velha traga meu jantar: sopa, uva e nozes.”

Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno

Notas

Essa técnica consiste em resumir o conteúdo que se pretende memorizar em palavras chaves ou frases que remetam ao conceito ou descrição sobre o assunto estudado. É útil para exposições orais como palestra e seminários.

Rimas e música

Utilizar rimas e frases musicadas é um eficaz método de memorização, sendo muito utilizado para o aprendizado de crianças e também pela publicidade. Um exemplo aplicado para a memorização do uso da crase: “Se vou ‘à’ e volto ‘da’, crase há. Se vou ‘a’ e volto ‘de’, crase para quê?”.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter