É saudável dar conselhos amorosos para amigos?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / grinvalds Ao aconselhar um amigo, é fundamental ter cuidado para não ultrapassar limites ou acabar magoando alguém.

Dar conselhos é sempre uma situação complicada, pois exige que você fale o que pensa sem machucar o outro e sem ultrapassar os limites da amizade e do respeito. Quando o conselho diz respeito à vida amorosa de alguém, a tarefa se torna ainda mais difícil, uma vez que envolve mais de uma pessoa e você nem sempre conhece as duas partes envolvidas.

Quem está do lado de fora de um relacionamento amoroso não possui vínculo emocional com a situação e, por isso, é capaz de encontrar soluções mais racionais e práticas para as situações. Nesse sentido, pedir e dar conselhos amorosos pode ser muito útil, pois traz uma visão externa a respeito de um problema.

Como dar conselhos amorosos?

Um conselho pode ser bom ou ruim. E isso depende de diversos fatores: quem dá o conselho, quem recebe, a relação entre as pessoas, o ego dos envolvidos, a intenção do conselho, a forma e o momento em que o conselho é dado, entre outros. Confira algumas regras básicas para não errar na hora de dar um conselho:

Fale somente quando solicitado

É importante que você dê conselhos apenas quando seu amigo pedir, pois assim você tem certeza de que ele está aberto a ouvir sua opinião. Quando você dá um conselho simplesmente porque acha que seu amigo precisa dele, está correndo o risco de atrapalhar e ser considerado um intruso. Sempre respeite o momento dos outros.

Dê conselhos construtivos

Deixe seu ego e seu senso crítico de lado, mostrando apenas uma visão racional da situação, sem ofender ou inferiorizar o amigo. Não confunda conselhos com críticas ou broncas.

Não opine

Deixe de lado seus interesses e coloque-se no lugar da pessoa, tentando compreender o que ela sente e o que realmente é importante para ela — e não para você.  Sua opinião é apenas sua, e aconselhar não envolve opinar, mas orientar.

Tenha compaixão

Nunca subestime a dor ou o problema de quem está sendo aconselhado. A situação pode ser simples para você, mas não para seu amigo. Tente se colocar no lugar dele para compreender o conflito.

Direcione

Por mais que você acredite que sabe qual é a melhor saída, nunca diga o que a pessoa tem que fazer. Em vez de assumir a responsabilidade sobre a situação, mostre caminhos e ajude seu amigo a refletir sobre o problema e as possibilidades.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter