Dor Emocional: como acabar com o sofrimento de um antigo amor?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / toxawww É bem comum as pessoas que estão em processo de desligamento de um relacionamento sentir diversos sentimentos ao mesmo tempo, assim como raiva, tristeza, ansiedade e medo.

Terminar uma relação é sempre um processo doloroso, mesmo que ambos tenham consciência de que a relação não pode mais continuar. Quando se trata de um amor antigo, a dor é ainda mais profunda porque significa colocar um ponto final em uma história de vida que foi construída e em todos os planos e sonhos que foram traçados pelo casal.

Para superar este momento difícil, é importante entender que cada momento vivido traz um aprendizado e tem um propósito na construção de quem o indivíduo é. Ciclos começam e se encerram, e o fim de um relacionamento pode fazer com que a pessoa se torne mais madura e emocionalmente forte.

Durante o processo de desligamento, é comum que as emoções e sentimentos fiquem confusos: a pessoa pode passar da raiva para a saudade em questão de minutos e sentir tristeza, ansiedade e medo ao mesmo tempo. Esse turbilhão de sentimentos acontece porque o fim de uma relação geralmente envolve mudanças de hábitos e de rotina, além de resultar em momentos de solidão e ausência.

A Inteligência Emocional é fundamental neste processo, pois permite que o indivíduo reconheça, controle e direcione suas emoções de modo a organizá-las.

Dicas de Inteligência Emocional para superar a dor emocional

Encare a realidade

As pessoas tendem a ficar lembrando apenas os melhores momentos da relação. Essa é uma reação normal causada pela saudade, mas é preciso evita-la. Faça um esforço para enxergar as coisas como elas realmente são. Se o relacionamento terminou, é porque existiam conflitos que se tornam insustentáveis e certamente existiram momentos difíceis e de decepção ao longo do relacionamento.

Não se culpe

A culpa é uma reação comum e que merece cuidado. Troque a culpa por responsabilidade e entenda que, em um relacionamento, a responsabilidade é igualmente dividida entre as duas pessoas envolvidas. Ninguém é 100% responsável pela manutenção da harmonia na vida de um casal, e todo relacionamento precisa ser uma via de mão dupla.

Viva o “luto”

Chore e entregue-se a este momento. É muito importante sentir todas as etapas do luto: negação, raiva, tristeza, vazio, aceitação e a vontade de recomeçar. Este é um processo em que a pessoa acessa sentimentos profundos que podem trazer sensações de fraqueza e incapacidade. Porém, o instinto de sobrevivência logo trará de volta a força e a vontade de recomeçar.

Encerre o ciclo

Superar a dependência emocional exige que você fique longe de tudo que possa remeter à pessoa que te causa sofrimento. Pelo menos por um tempo, evite olhar fotos, espiar as redes sociais e frequentar os mesmos locais que o outro.

Trabalhe a autoestima

Aceite suas fraquezas e ressalte suas forças, cuidando da sua autoestima e passando a gostar de quem você é. Assim, você mudará o foco e a prioridade na sua vida será você mesmo. Invista em projetos que tragam benefícios para sua vida pessoal e profissional, como um novo esporte, um curso ou uma viagem.

Confie no tempo

O tempo é poderoso. Durante o período de sofrimento, é natural que os dias pareçam se arrastar, mas ao preenche-los com atividades que façam bem a você e que contribuam para o seu desenvolvimento, essa sensação irá passar. Reestruture sua base e encontre e encontrará um aprendizado valioso durante esse processo.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter