Dinâmicas em grupo para deficientes: como melhorar a autoestima e confiança

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É muito comum que pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela qual for, desenvolvam problemas de autoestima e confiança. Por isso, é fundamental proporcionar segurança e confiança a essas pessoas — no trabalho, na escola, ou em qualquer outro ambiente —, de modo a melhorar a autoestima e trazer maior qualidade de vida a elas.

As dinâmicas de grupo são ótimas ferramentas para auxiliar este processo e existem diversas dinâmicas para deficientes. Veja algumas a seguir:

Dinâmicas em grupo para pessoas com deficiência

Talentos e limitações

O objetivo desta dinâmica é provar que cada ser humano é um conjunto de talentos e de limitações que se manifestam mais ou menos intensamente (ou que nem chegam a se manifestar), em função das oportunidades que surgirem ao longo da vida. Esta é uma dinâmica que gera reflexão e traz novas formas de enxergar as coisas.

Exemplo 1: Pergunte ao grupo: “Se sou cego e fulano não é, quem tem mais risco de tropeçar e cair quando as luzes estão acesas?”. A resposta, naturalmente, será o cego. Em seguida, pergunte: “E se as luzes forem apagadas, a situação não se inverte?”

Exemplo 2: Identifique algum participante que fale muito baixo. Destaque como ali, na dinâmica, o fato dessa pessoa falar baixo pode estar sendo visto como uma limitação. Porém, se ela estivesse namorando, a voz baixa e sussurrante imediatamente se transformaria em supertalento.

Exemplo 3: Se um pedreiro está cimentando uma calçada e precisa fazer uma pausa, o que ele normalmente faz para as pessoas não pisarem no cimento? Provavelmente, ele instala uma placa com os dizeres “Cuidado, cimento fresco”. Para uma pessoa analfabeta isso não quer dizer nada, e o cuidado do operário apenas servirá para acentuar uma limitação que poderia passar despercebida. A situação é ainda mais limitadora no caso de uma pessoa cega, pois a placa se torna um perigo extra. Estimule o grupo a pensar sobre o que o operário deveria fazer, levando em conta que ele agiu com o máximo de suas boas intenções.

Autoestima e confiança

Peça para todos os participantes revelarem ao restante do grupo um talento pessoal e uma limitação, em qualquer área de sua vida. Isso fará todos perceberem como todas as pessoas possuem talentos surpreendentes e que as limitações fazem parte do ser humano.

No caso de adolescentes e jovens, você pode perguntar que profissão cada participante gostaria de seguir. As respostas revelarão como as pessoas deficientes podem sonhar com o futuro e lutar para que seus projetos se concretizem.

Rótulos

O objetivo desta dinâmica é estimular os participantes a desenvolverem empatia e criarem laços entre si. Para isso, confeccione etiquetas com as palavras:

SOU SURDO – GRITE

SOU PODEROSO – RESPEITE

SOU ENGRAÇADO – RIA

SOU SÁBIO – ADMIRE

SOU PREPOTENTE – TENHA MEDO

SOU ANTIPÁTICO – EVITE

SOU TÍMIDO – AJUDE

Para o desenvolvimento da dinâmica, separe grupos de cinco a sete pessoas e peça a todos que discutam algum tema polêmico qualquer. Avise a todos, também, que será colada uma etiqueta (rótulo) na testa de cada pessoa, e que seu conteúdo deve ser levado em conta nas discussões — sem que o dono do rótulo saiba o que está escrito em sua testa.

Ao iniciar a discussão levando em conta os rótulos recebidos, a conversa rapidamente se torna inviável. Após cinco minutos, peça para que os participantes retirem os rótulos e debatam como eles podem atrapalhar as relações. Esta dinâmica permite a eliminação dos problemas de comunicação que são impostos pelos estereótipos e pelos preconceitos.

Dica: Antes de cada aluno retirar sua etiqueta da testa, pergunte se ele sabe qual é o rótulo que carrega.

Imagem: © Depositphotos.com / amelaxa

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